Acontece no próximo dia 28, no Seminário Central São João Maria Vianney, na Federação (ao lado da UCSal), em Salvador, o Dia Central de Ajuda ao Seminário (DICA). O evento terá início com a celebração da Missa às 8h30, presidida pelo Arcebispo Primaz de Salvador, Dom Murilo Krieger, e seguirá durante todo o dia. A programação conta com shows, que prometem animar o público presente, com a participação de bandas que tocarão os mais diversos estilos musicais, como samba, forró e axé. A entrada é gratuita.
No local, o público pode adquirir, ainda, as cartelas (R$10, cada) para concorrer ao show de prêmios. Além disso, a gastronomia também é outra marca registrada. Barracas estarão montadas e quem passar por lá poderá experimentar as iguarias da culinária italiana, portuguesa espanhola e, claro, nordestina, entre outros pratos que compõem um cardápio variado.
O DICA, que atende ao gosto de toda a família, conta ainda com um espaço para as crianças, onde será instalado até um pula-pula. Diversão garantida para a molecada. Em outros stands será possível encontrar à venda desde peças de cristal a artigos religiosos e bazar.
DICA
O evento já acontece há alguns anos e começou como uma iniciativa do “povo fiel” que frequentava as Missas na capela central do seminário. O objetivo era arrecadar fundos para ajudar nas despesas da casa que forma os futuros padres. Com o passar dos anos o público aumentou, por isso foi preciso aumentar e melhorar, também, a estrutura montada no evento.
Com tanto sucesso o DICA passou a fazer parte do calendário oficial da arquidiocese de Salvador, sendo realizado sempre no último domingo do mês de agosto, marcando o encerramento do Mês Vocacional. Nesse dia o seminário também abre as portas das casas de formação para que o público presente conheça um pouco mais da rotina diária dos candidatos ao presbitério.
Seminário Central São João Maria Vianney
Apesar de já se terem passado mais de 200 anos da primeira vez que o Seminário Central abriu as portas, o coração ainda continua batendo forte a cada dia, continua vivo e ativo. Atualmente o Seminário Central São João Maria Vianney conta com 48 seminaristas provenientes da Arquidiocese de Salvador e das dioceses de Camaçari, Ilhéus, Barreiras, Alagoinhas, Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa.
Casa dos padres, local de formação dos seminaristas, espaço de diálogo e discernimento. São inúmeras as definições para o Seminário Central São João Maria Vianney, e todas estas apresentadas estão corretas: o local é uma verdadeira casa espiritual, onde os jovens podem fazer a experiência do aprofundamento vocacional e do discernimento.
Para que os jovens interessados em seguir ao Bom Pastor por meio do sacerdócio possam discernir, o seminário oferece um processo formativo pautado em cinco dimensões, que são a espiritual, a intelectual, a humano-afetiva, a comunitária e a pastoral-missionária. “O local é, sobretudo, tempo e lugar para que o candidato vivencie uma vida de intimidade com Cristo, prepare-se melhor para a missão e cresça o sentimento de pertença ao presbitério”, afirma o reitor do Seminário Central, padre Gil André Peixinho.
Além de estudar, os jovens também desenvolvem estágios em pastorais e em comunidades paroquiais da Arquidiocese de Salvador. “Os seminaristas, no final de semana, fazem o estágio pastoral em paróquias. Existem também as experiências em pastorais específicas, como por exemplo, a Pastoral Carcerária”, conta o padre Gil.
O passo a passo
Para iniciar o caminho de estudos que o levará ao sacerdócio, padre Gil lembra que o candidato deve procurar o próprio pároco ou a Pastoral Vocacional da paróquia a qual pertence ou, ainda, entrar em contato com o próprio seminário. A partir daí, são iniciados os acompanhamentos. “A admissão acontece a partir dos encontros e acompanhamentos no grupo vocacional Cura d’Ars, etapa em que, auxiliados, aprendem a fazer um discernimento vocacional. Os encontros são realizados no 3º domingo de cada mês, no Seminário Santa Teresinha do Menino Jesus [localizado no Centro Vocacional Dom Lucas (CVDL – Rua Martin Afonso de Souza, 270, Garcia)]”, afirma.
Com esses encontros, o vocacionado passa a ter auxílio dos formadores para dar continuidade no discernimento da vocação. Após participar de um processo seletivo, o jovem poderá ingressar na Etapa Propedêutica Santa Teresinha do Menino Jesus, que acontece no CVDL, com duração de um ano. Depois desse período, os seminaristas seguem para o Seminário Central, também chamado de Seminário Maior, onde passam a vivenciar as etapas correspondentes aos cursos de Filosofia e de Teologia. A formação dura, em média, oito anos.



por