Terra que comporá a coroa de Nossa Senhora Aparecida foi retirada de Alagados

Da esquerda para a direita: Dom Gilson Andrade da Silva, Hilda Almeida, padre Valter Ruy e padre Xavier Bizard
Da esquerda para a direita: Dom Gilson Andrade da Silva, Hilda Almeida, padre Valter Ruy e padre Xavier Bizard

Uma porção da terra onde pisou a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, São João Paulo II e santa Teresa de Calcutá foi retirada na manhã de hoje (5), na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, para ser enviada à Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo. A terra, que será colocada em uma cápsula, irá compor a coroa que será confeccionada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul.

A retirada da terra foi feita pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, seguida do padre Xavier Bizard, e da secretária paroquial, Hilda Almeida. “Para nós, essa terra é sagrada porque pisaram santos. Madre Teresa de Calcutá esteve aqui no ano de 1979 a pedido do Papa João Paulo II para preparar a sua visita. Em 1980 ele também esteve aqui, foi ele quem inaugurou a paróquia. Também aqui começaram os trabalhos da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”, disse Dom Gilson.

268 dioceses de todo o Brasil também enviarão porções de terra para Aparecida
268 dioceses de todo o Brasil também enviarão porções de terra para Aparecida

No local escolhido para que a terra fosse retirada será colocada, em breve, uma imagem de São João Paulo II, já que a paróquia é a primeira dedicada a ele no mundo, além de ter sido a única inaugurada pelo santo no Brasil. “É bonito pensar que os santos tiveram um olhar de misericórdia para com as pessoas que aqui viviam, viram nessas pessoas os seus irmãos e começaram também uma obra de transformação social e espiritual. Então, para nós é simbólico coroar Nossa Senhora com a terra de Alagados”, afirmou Dom Gilson.

A terra recolhida será apresentada e abençoada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, durante a Missa com a imagem jubilar, que acontecerá no próximo domingo, dia 11 de setembro, às 16h, na Arena Fonte Nova.

 

Fotos: Sara Gomes