Pastur realizou encontro de articulação com representantes de igrejas da Cidade Baixa

A Pastoral do Turismo (Pastur) realizou a segunda Reunião de Articulação na tarde desta quinta-feira (13). O encontro, que aconteceu na Cúria Bom Pastor, contou com representantes de santuários, de paróquias e da Basílica do Bonfim, localizados na região da Cidade Baixa. O objetivo dessas reuniões, que já tratou sobre o Centro Histórico, é articular a ação da Pastur a partir de realidades concretas e convergentes.

De acordo com o coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, é perceptível o surgimento da demanda de articulação onde já é possível pensar em ações bem práticas, como a sinalização das igrejas e a formulação de informações para peregrinos. “A Cidade Baixa tem uma característica muito forte do turismo religioso, com realidades muito próprias da região e com isso surge a necessidade de pensar esse aspecto com mais força”, disse.

Além da apresentação da Pastur, coleta de propostas iniciais e a rearticulação da pastoral na Península de Baixo, o encontro abordou a necessidade da criação de estratégias para evangelizar em cada realidade. “O Centro Histórico é mais de turismo cultural, lógico que turismo cultural em igreja é caminho de evangelização e podemos usar isso para evangelizar. Mas tem um diferencial: quem vai ao Bonfim vai para rezar, quem vai a Catedral Basílica, reza, mas vai para visitar um patrimônio histórico cultural”, explica o padre Manoel. Ele afirma, ainda, que, diante destas motivações diferentes, a Pastur está setorizando o trabalho no Centro Histórico, na Cidade Baixa, nas Ilhas e no Recôncavo.

Para o padre José Ribamar de Souza Lima, pároco de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, a articulação é de suma importância para desenvolver e crescer em unidade. É o que pensa também a Irmã Josete Batista. “As pessoas estão acostumadas a entrar na igreja só por entrar; entram acham bonito, tiram fotos e vão embora. Às vezes tem pessoas que entendem e contam a história da parte religiosa. Com a Pastur fica consolidada essa parte de passarmos fé em nossa igreja também para os turistas”, declarou.

Fotos: Lílian Kastro