Domingo de Ramos: procissão e Missa relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

A presença da juventude é marcante durante a procissão do Domingo de Ramos
A presença da juventude é marcante durante a procissão do Domingo de Ramos

Fiéis da Arquidiocese de Salvador participarão, no dia 9 de abril, da procissão e da Missa do Domingo de Ramos, dando início à Semana Maior, que é a Semana Santa. Além das programações próprias de cada paróquia, os católicos se reunirão às 7h30 na praça do Campo Grande para a bênção dos ramos, e seguirão rumo à Praça Municipal, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa.

No percurso entre as praças do Campo Grande e a Municipal os fiéis relembrarão a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi saudado pelos judeus com ramos de oliveira. Três trios elétricos animarão a procissão. Neste dia a juventude tem um papel importante, já que na época de Jesus os jovens eram a maioria. Uma carta enviada pelo Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial da Juventude será lida como uma espécie de renovação do compromisso da juventude com a fé e a evangelização.

Neste dia acontece também a Coleta da Solidariedade – parte integrante da Campanha da Fraternidade (CF) – , que tem como objetivo despertar o espírito de caridade, partilha, fraternidade e de amor ao próximo. O gesto concreto acontece por meio da doação financeira e todo o dinheiro ofertado deve ser fruto de pequenas renúncias ao longo de toda a Quaresma, como um processo de conversão pessoal.

Além de Dom Murilo, os bispos auxiliares e padres da Arquidiocese de Salvador também participam da procissão e da Missa.

Você sabe o que é o Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos marca o fim da Quaresma – período em que a Igreja recorda os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública; os quarenta dias do dilúvio; os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto e os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha.

Fotos: Catiane Leandro