
O encontro emocionante entre Jesus e Nossa Senhora durante a Via Sacra foi relembrado no início da tarde desta Quarta-feira Santa (12), durante a Procissão do Encontro. Às 12h30 o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa na igreja da Ajuda. “Maria sempre participou da vida de Jesus. E mais: estava lá ao pé do calvário, é porque significa que foi acompanhando o Seu Filho. Mas que encontro confortador para Jesus! Maria deu a Jesus a certeza da comunhão, porque Ele não estava só”, afirmou Dom Murilo durante a homilia.
Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis que estavam na igreja da Ajuda saíram ao lado da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, colocada sobre um andor. A procissão passou pela Rua Chile, praça da Sé e chegou ao Terreiro de Jesus. Lá, em frente à igreja de São Domingos a imagem de Nossa Senhora das Dores já aguardava o Filho Muito Amado. “Esta imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos já tem mais de 400 anos. Recentemente ela foi restaurada pelo Museu de Arte Sacra da Bahia, para onde iremos levá-la logo após a procissão”, disse o pároco da Catedral Basílica, padre Lázaro Muniz.

À frente da procissão estavam membros da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Vera Cruz. Ao longo do caminho, as sete primeiras estações da Via Sacra foram lembradas. Os fiéis rezaram e entoaram cânticos que fazem parte da Liturgia da Semana Santa. “Nós não podemos imaginar a grandeza que é participar de uma procissão como esta. A própria imagem nos faz entender que a dor Dele continua hoje à medida que muita gente sofre. E Ele sofre quando alguém sofre”, afirmou Dom Murilo.
Ao término da procissão, a imagem de Nossa Senhora das Dores foi conduzida de volta à igreja de São Domingos. Já a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos foi levada pelos fiéis para o Museu de Arte Sacra da Bahia. “Vamos pedir que os nossos pecados, que tanto pesou sobre os ombros Dele, que Ele alivie o sofrimento de todos esses irmãozinhos e nos ajude a descobrir que o que nos falta não é o sofrimento, é o amor”, disse Dom Murilo.
Assista a um trecho da Procissão do Encontro:
Fotos: Sara Gomes






























































por