Por Irmã Cecília
Auxiliares do Sacerdócio
No dia 29 de maio, na Câmara Municipal de Salvador, aconteceu a solenidade de entrega do título de Cidadã da Cidade de Salvador à missionária Bernadette Marguerite Marié Marchand.
Bernadette Marchand, leiga missionária católica francesa, atuando no alto de Santa Terezinha, em Salvador, aonde ela criou um complexo de projetos muito importante chamado ”Criança e Família”. Bernadette chegou à Câmara acompanhada por famílias, mulheres co bebês de colo e crianças. O plenário estava cheio! O vereador que fez a proposta desta distinção, Isnard Araújo, deu a palavra ao presidente Michel Colin, ao coordenador geral, Isaque de Souza Bonfim e a Bernadette. Esta contou o nascimento e a diversificação das atividades, bem como a sua caminhada e a sua fé, seu amor a Jesus Cristo, e a Igreja, querendo ser pobre para os pobres. Citou o Concílio Vaticano II. Querendo viver pobre no bairro, ela foi obrigada a buscar meios para fazer viver e subsistir estes projetos, não sem dificuldades.
O legislador, visivelmente tocado pelavisita que, anteriormente, ele fez no local, justificou esta homenagem:
“Ela veio para Salvador em 1980 e desenvolveu diversas atividades missionárias junto a crianças carentes no bairro de Rio Sena. Bernadette marchand é fundadora da associação que desenvolve atividades profissionalizantes, sócio- educativas, culturais, esportivas e de saúde, sempre visando a melhoria da qualidade de vida das crianças, dos jovens, adultos e de seus familiares, visando a reduzir a exclusão social”, disse
A Câmara votou esta homenagem a unanimidade.
Os participantes da associação fizeram um pequeno espetáculo de dança, cantos, slides mostrando as diversas atividades.
Um jornalista que, de tarde, foi presente na disputa que aconteceu no mesmo lugar a propósito da “escola sem partido”, se sentiu aliviada por estes momentos de agradecimento a Bernadette. Tem motivos de esperança!
Email: associacaocriancaefamilia@gmail.com
Site: www.criançaefamilia.com
Foto de capa: Informa1



por