Completamente recuperada, Igreja do Passo será reaberta

Na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h, acontecerá a reabertura da Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Centro Histórico de Salvador. A cerimônia contará com

Escadaria da Igreja do Passo foi cenário do filme "O Pagador de Promessas", gravado em 1962.
Escadaria da Igreja do Passo foi cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado em 1962.

Na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h, acontecerá a reabertura da Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Centro Histórico de Salvador. A cerimônia contará com as presenças do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, do superintendente do IPHAN, Bruno Tavares, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, João Carlos Oliveira.

Após 16 anos fechado, o templo foi completamente restaurado pelo IPHAN, no âmbito do PAC Cidades Históricas, no período de três anos e meio, e custou mais de R$ 11 milhões. Foram recuperados os bens móveis, móveis e integrados, a imaginária da Arte Sacra, bem como readequadas as estruturas de madeira dos altares mor e colaterais e da análise das trincas e rachaduras do altar-mor. Além disso, para evitar o deslocamento do solo, foram colocados 22 tirantes de aço para sustentar o templo.

Um a um, os azulejos pintados à mão e datados do século XVIII, bem como as imagens sacras, foram restaurados. Embaixo de sete camadas de tinta estava o tom azul das portas e até os 55 degraus da escadaria, cenário principal do filme “O Pagador de Promessas”, gravado em 1962, foi reformada, recebendo preenchimento nos lugares onde o piso encontrava-se quebrado.

Um novo sino foi colocado em uma das torres; o outro passou por limpeza e manutenção. A instalação elétrica foi substituída e os túmulos que se encontram no templo também foram reformados.

O templo

Construído em 1736 para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). O interior do templo tem o estilo neoclássico, destacando-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana.

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Aula inaugural do Curso Teológico-Pastoral Arquidiocesano aconteceu no Instituto Feminino da Bahia

Mesmo após a aula inaugural, os interessados ainda podem realizar a inscrição presencialmente

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 17.04.2026



Nota de falecimento – Padre Elmo Andrade de Souza

”Quem come minha carne e bebe meu sangue, possui a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 54). A Arquidiocese

Continue navegando