O padroeiro dos funcionários públicos, São Judas Tadeu, será homenageado no próximo domingo, dia 28 de outubro. No Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, o único dedicado ao Santo na Arquidiocese de Salvador, os devotos refletem sobre o tema “Leigos e leigas na Igreja, sujeitos da Igreja ‘em saída'”.
A programação do dia festivo será marcada por Missas celebradas ao longo de todo o dia: às 6h30, às 10h (pelos funcionários públicos), às 12h, às 14h30 e às 16h, esta última seguida de procissão pelas principais ruas do bairro, às 17h. A bênção com o Santíssimo Sacramento encerrará os festejos. A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h.
Judas Tadeu
Judas Tadeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Irmão de Tiago, filho de Alfeu (Cleófas) e de Maria de Cleófas, São Judas Tadeu nasceu em Caná, na Galiléia. Após Pentecostes, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia e por volta do ano 50 participou do primeiro Concílio, o de Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, local onde recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão.
A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionavam os pagãos, que se convertiam ao cristianismo. Por volta dos anos 70 São Judas Tadeu foi morto a golpes de cacetes, lanças e machados. Por sua total adesão a Jesus Cristo e por testemunhar a fé com a doação da própria vida, São Judas é considerado mártir.
São Judas Tadeu é também considerado o padroeiro dos funcionários públicos. É importante lembrar que São Judas Tadeu e Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus) não são as mesmas pessoas.
								
													
								
								
								
								


													
 por