Centenário do Batismo de Irmã Dulce terá programação especial

Bem-aventurada Dulce dos PobresOs devotos da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres estão em festa e celebram, no dia 13 de dezembro, o centenário do Batismo do Anjo Bom da Bahia na Matriz da paróquia Santo Antônio Além do Carmo – local onde ela recebeu o Sacramento. Como parte da programação, a relíquia de Irmã Dulce ficará exposta para visitação durante todo o dia.

A Missa Solene em ação de graças será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, às 18h. Entretanto, as homenagens terão início às 8h, quando será celebrada a primeira Missa. A partir das 9h30 a Legião de Maria conduz a recitação do Terço e às 10h30 haverá o Terço da Misericórdia com o grupo da Terceira Idade. O Ofício de Nossa Senhora da Conceição, com o grupo da Renovação Carismática Católica (RCC), será 11h.

De acordo com o pároco de Santo Antônio Além do Carmo, frei Ronaldo Marques Magalhães, a comunidade aguarda ansiosa para celebrar os 100 anos que Irmã Dulce recebeu o Sacramento do Batismo. “É um sentimento de gratidão a Deus por nos ter dado Irmã Dulce como nossa paroquiana. Como ela nasceu no Barbalho, ela, os irmãos, os pais e os avós participaram aqui. Os restos mortais dos avós dela ainda continuam aqui na Igreja. Esse é um elo que nos faz sentir Irmã Dulce viva até hoje”, afirma.

A programação festiva continua as 12h com a Hora do Ângelus e 12h30 terá início a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelas Irmandades e Ordens Terceiras. Mais um Terço será rezado às 14h, com o grupo do Terço dos Homens. A Hora da Misericórdia (15h) será conduzida pela Cáritas Christi – Instituto de Leigos Consagrados – e pelas Irmãs da Congregação Beneditina.

“Irmã Dulce viveu aqui e tinha uma devoção muito grande por Santo Antônio. Além da sobrinha Maria Rita Lopes Pontes, a Missa Solene terá a presença de outros familiares, como os primos da nossa Bem-Aventurada”, conta frei Ronaldo.