O Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, da Paróquia Ascensão do Senhor (CAB), realizará no dia 7 de março, das 8h30 às 11h30, o Encontro de Formação para novos voluntários. Os participantes vão conhecer a proposta do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton e suas linhas de ação, o que é o voluntariado e o que prevê a legislação brasileira sobre esse tema. A atividade será realizada na Matriz, localizada na 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Para saber mais informações, o interessado deve entrar em contato através do telefone (71) 3115-3575.
Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton
O Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton surgiu do desejo de ampliação da ação pastoral da comunidade, com a implantação de um espaço onde possa ser promovida a inserção de crianças, jovens e adultos, bem como com o desenvolvimento de atividades que gerem emprego, renda e maior integração social. “O centro é um lugar para objetivar sonhos de solidariedade e fraternidade, um local que carrega a chama da caridade que moveu e move os cristãos há dois mil anos”, afirma o pároco, padre Manoel de Oliveira Filho.
Apesar do Centro Comunitário ainda não existir fisicamente, a comunidade desenvolve diversas atividades de cunho social e educativo. A Feira Solidária acontece todo primeiro domingo do mês nas dependências da Paróquia Ascensão do Senhor . Este projeto que conta com a participação efetiva de aproximadamente 20 expositores, em diversos segmentos (alimentos, artesanatos, doces e salgados, produtos personalizados, imagens de santos, camisas católicas, comidas congeladas, bijuterias etc.) faz parte do Programa Economia Social que tem como objetivo principal valorizar a cultura social e colaborativa bem como promover e ajudar a construção do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, em Sussuarana, tendo em vista que um percentual do que é vendido na Feira se destina ao Centro Comunitário.
Outra ação importante é a parceria com o Colégio Estadual Bolívar Santana, vizinho à igreja, promovendo ações sociais com os jovens e suas famílias através do coral Aponte, sob a regência de Fernando Teixeira. Além disso, a comunidade também promove a Pastoral do Migrante, única pastoral do Estado que acolhe os estrangeiros que vêm para Salvador em busca de uma vida melhor.
Em 2018, cerca de 50 migrantes e refugiados foram atendidos pela Pastoral do Migrante da Paróquia Ascensão do Senhor. São venezuelanos, haitianos, paraguaios, uruguaios e senegaleses. Acolhimento e atenção humanizada são as prioridades desta ação que, também, ofereceu montagem de casas com o mínimo necessário para viver, encaminhamento para o mercado de trabalho, para médicos e hospitais, organização para cooperativas de trabalho, assessoria para tirar documentação e outras ações necessárias para que eles se adaptem e possam constituir vida nova em terras brasileiras e baianas.



por