Dom Estevam abençoou o cruzeiro onde será erguida a capela da terceira Diaconia da Arquidiocese de Salvador

Com o objetivo de estar ainda mais perto do Povo de Deus, a Arquidiocese de Salvador criou a terceira Diaconia territorial, no último sábado, dia 7 de março. Na ocasião, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, abençoou o cruzeiro, que é o marco da futura Igreja que será dedicada a São Miguel Arcanjo e aos Santos Anjos. O cruzeiro está localizado ao lado do Kartódromo, em Lauro de Freitas.

A área, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Stella Maris) ainda não possui uma capela fixa, mas a comunidade já se reúne nas casas de moradores da região. “O nosso trabalho de missão já existia no Condomínio Mar e Sol, sob o patrocínio de São Miguel Arcanjo. Há cerca de um ano e meio, Dom Estevam fez a proposta para que nós, diáconos, assumíssemos esta região para criar, então, uma diaconia”, afirma o diácono Gilson Gilberto dos Santos.

A partir deste chamado de Dom Estevam, a missão dos diáconos Gilson, Luiz Gonzaga de Oliveira, Genildo Gilberto dos Santos e Sóstenes de Brito Gomes foi aumentando. “Nós iniciamos as visitas e as Celebrações da Palavra que são, até hoje, realizadas nas casas das pessoas. Agora, nós temos um local fixo para celebrar, enquanto a capela não fica pronta, que é no prédio onde mora um casal muito católico, localizado na Avenida Beira Mar”, destaca o diácono Gilson.

Diaconias na Arquidiocese de Salvador

A Diaconia São Miguel Arcanjo e Santos Anjos é a terceira da Arquidiocese de Salvador e do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). A primeira, criada em dezembro de 2017, é a Diaconia São Mateus, sob os cuidados dos diáconos Itamar Mendes e Washington Santos Souza. Esta diaconia abrange as seguintes localidades: Loteamento Eraldo Tinoco, rotatória Cajazeiras XI, Loteamento Santa Bárbara e final de linha de Cajazeiras XI.

Já a segunda, que é a Diaconia Nossa Senhora da Ilha de Maré, está localizada na Ilha de Maré, e foi erigida em 3 de novembro de 2019. “Esta diaconia possui seis comunidades e uma que ainda está em formação. Aqui são realizadas Missas e Celebrações da Palavra, visitas às casas, adoração ao Santíssimo Sacramento, formação e catequese”, afirma o diácono Marcos José Soares. Ao lado dele, desenvolve o trabalho de evangelização o diácono Adilson Bonfim.