Cerca de 70 pessoas participaram do encontro da Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil Região Nordeste 3, realizado de 20 a 22 de fevereiro, no CTL [Centro de Treinamento de Líderes] de Ruy Barbosa. O objetivo desse momento foi o de proporcionar uma reflexão sobre a ação pastoral, favorecendo uma melhor compreensão do fazer político, estimulando o processo da pastoral de conjunto como luz e força para a construção de “Outro Mundo Possível”.
O tema do evento foi “Somos Povo de Deus, Somos Igreja Popular, Somos gente nova construindo Outro Mundo Possível” e, dialogando com esse assunto, o lema: “Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação”.
Como acontece em todos os encontros das Pastorais de Juventudes – Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Arquidiocesana – há uma iluminação bíblica. Nesse encontro foi escolhida a passagem bíblica: “Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus?” (Mc 4, 30b), o que suscitou muitas reflexões entres os participantes.
Além dos jovens das Pastorais de Juventudes, o bispo Dom André de Witte (Bispo da Diocese de Ruy Barbosa), três padres referenciais da Juventude da Bahia e Sergipe, assessores e convidados ajudaram a refletir sobre a realidade de cada pastoral, quanto à sua organização e articulação e buscaram analisar criticamente as diversas realidades das juventudes na atual sociedade.
Assessoras da Cáritas Regional Nordeste 3 participaram do encontro. Cleusa Alves fez parte da mesa sobre Marco Situacional Social e fez uma apresentação sobre análise de conjuntura. Já nas “plenarinhas”, Amanda Silva e Josilene Passos falaram sobre a Campanha da Fraternidade 2015 – Igreja e Sociedade. Ainda durante o evento, os jovens estudaram e refletiram sobre alguns documentos da Igreja que proporcionam luz para a caminhada e auxiliam de maneira efetiva e afetiva a pastoral de conjunto.
Ao final do encontro, os representantes das pastorais da juventude planejaram as linhas de ação para os próximos anos.
Texto e fotos: Ascom da Cáritas Regional Nordeste 3

por