Encontro reúne representantes da Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil

CáritasCerca de 70 pessoas participaram do encontro da Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil Região Nordeste 3, realizado de 20 a 22 de fevereiro, no CTL [Centro de Treinamento de Líderes] de Ruy Barbosa. O objetivo desse momento foi o de proporcionar uma reflexão sobre a ação pastoral, favorecendo uma melhor compreensão do fazer político, estimulando o processo da pastoral de conjunto como luz e força para a construção de “Outro Mundo Possível”.

O tema do evento foi Somos Povo de Deus, Somos Igreja Popular, Somos gente nova construindo Outro Mundo Possível” e, dialogando com esse assunto, o lema: “Somos gente nova vivendo a união, somos povo semente de uma nova nação”.

Como acontece em todos os encontros das Pastorais de Juventudes – Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Arquidiocesana – há uma iluminação bíblica. Nesse encontro foi escolhida a passagem bíblica: “Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus?” (Mc 4, 30b), o que suscitou muitas reflexões entres os participantes.

Além dos jovens das Pastorais de Juventudes, o bispo Dom André de Witte (Bispo da Diocese de Ruy Barbosa), três padres referenciais da Juventude da Bahia e Sergipe, assessores e convidados ajudaram a refletir sobre a realidade de cada pastoral, quanto à sua organização e articulação e buscaram analisar criticamente as diversas realidades das juventudes na atual sociedade.

Assessoras da Cáritas Regional Nordeste 3 participaram do encontro. Cleusa Alves fez parte da mesa sobre Marco Situacional Social e fez uma apresentação sobre análise de conjuntura. Já nas “plenarinhas”, Amanda Silva e Josilene Passos falaram sobre a Campanha da Fraternidade 2015 – Igreja e Sociedade. Ainda durante o evento, os jovens estudaram e refletiram sobre alguns documentos da Igreja que proporcionam luz para a caminhada e auxiliam de maneira efetiva e afetiva a pastoral de conjunto.

Ao final do encontro, os representantes das pastorais da juventude planejaram as linhas de ação para os próximos anos.

Texto e fotos: Ascom da Cáritas Regional Nordeste 3