16ª edição do Fórum Inter-Religioso de Saúde aborda a vida do povo e sua garantia de direitos

Em sua 16ª edição, o Fórum Inter-Religioso de Saúde acontece no dia 27 de setembro, das 8h às 16h, no Auditório do Centro de Pastoral, Cúria Metropolina de Salvador. O principal objetivo do evento é contribuir no fomento de uma visão ampliada sobre a questão da saúde, defendendo solidariamente as justas reivindicações dos usuários e profissionais dos serviços públicos de saúde de Salvador, junto aos poderes públicos, apresentando as ferramentas necessárias para a compreensão do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos e o compromisso em defesa da vida.

Sem abdicar do ideal evangélico, a profecia se faz presente nas ações realizadas pela nossa igreja, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA) que, atenta às responsabilidades da dignidade humana, anualmente, nesse espaço do fórum um tema central que aflige o povo é debatido, visando conscientizar as pessoas e buscar soluções junto aos poderes públicos.Este ano temos como tema central: Mobilização Social: um chamado contra a violência da PEC do Congelamento (241).

Para auxiliar na temática central, contaremos com duas mesas específicas. Mesa temática I – PEC (241) da morte: Saúde, Educação e Previdência Social em Luto – o que isso nos afeta?  O palestrante é o Uallace Moreira, Doutor em Desenvolvimento Econômico, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA).

Em seguida acontecerá a mesa temática II – PEC 241: Quais os impactos reais na vida da população nas áreas da saúde, da educação e previdência social? Como palestrante, Larissa Barros, Professora Assistente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Saúde Comunitária e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador.

Na abertura do evento contaremos com uma benção inter-religiosa com representantes de diversas entidades religiosas, entre elas: Batista, Católica, Espírita, Matriz Africana, Judaica, Mulçumana, Unisoes e Adventista.

Para Thiago Correia, coordenador da equipe de Articulação da ASA, o fórum é um evento necessário, de sucesso e bem articulado com diversos parceiros do social e entidades religiosas. Para ele é preciso falar das questões que afligem, massacram, desanimam o povo, a nossa democracia e o próprio direito a vida com a dignidade necessária. “Vivenciamos um sistema econômico devastador, que provoca uma crescente distância entre um número restrito de pessoas que detêm grande parte das riquezas e multidões que lutam para sobreviver com o mínimo de dignidade. O que está acontecendo com o Sistema Único de Saúde (SUS) com total sucateamento, a nossa democracia ameaçada, entre outras coisas é uma violência, por isso não podemos nos calar”, diz.

A vasta programação contempla o turno vespertino, com realização de oficinas sobre saúde, educação, previdência social e segurança, construção de carta e participação da plenária. Para encerrar, às 16h, a integração na vigília ecumênica pela vida do povo.

O fórum inter-religioso é gratuito, contempla almoço para todos os participantes e a participação é através de inscrição, pelo telefone: (71) 4009-6671.

 

Sobre a vigília ecumênica pela vida do povo:

A vigília ecumênica pela vida do povo, que alcança a segunda edição, se constitui em um grande ato a favor da democracia. Nesta edição o tema central são as eleições 2018, considerando a fragilidade da democracia brasileira.

A Vigília abraça a Campanha SEU VOTO VALE? ENTÃO, VOTE CERTO! #NenhumDireitoaMenos. 

O objetivo é incentivar eleitores e eleitoras a refletirem sobre o papel de cada pessoa e do voto na transformação social e a VOTAREM CERTO em CANDIDATOS E CANDIDATAS comprometidos com a JUSTIÇA SOCIAL, a PAZ, a democracia e a garantia dos direitos nas ELEIÇÕES EM 2018.

Data: 27 de SETEMBRO de 2018, quinta-feira.

Local: Concentração na Igreja Sagrada Família (Cúria Metropolitana, Garcia), às 16h, rumo a Praça da Piedade – Centro, Salvador (Bahia), onde acontecerá um ato público.

Realização:

Asa Salvador Arquidiocesana, Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe, CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC), Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito e Pastoral da Juventude (PJ Salvador).