Abertas inscrições para curso de Formação Missionária do Cefram e Comire Nordeste 5

Missão2O XXIV Curso de Formação Missionária 2016, com o tema central Missão e Cooperação Missionária, ocorrerá de 15 a 29 de janeiro de 2016, em Bacabal (MA). As inscrições estarão abertas até 20 de dezembro de 2015, com limite de 80 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição, que pode ser realizada no site do Cefram.

A formação terá como assessor o missionário scalabriniano Sidnei Marco Dornelas. De 2010 a 2015, padre Sidnei foi assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental e membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente é assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial.

O curso promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 5 e Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram), é aberto a todos os regionais da CNBB.  Um dos objetivos é trocar experiências sobre a realidade missionária no Norte-Nordeste e uma mútua ajuda para o Projeto África em Moçambique.

De acordo com o Cefram, a motivação do curso são as exortações do papa Francisco. “Se a Igreja está tranquila, significa que algo está errado. Não quero uma Igreja tranquila, quero uma Igreja missionária”, apela.

A organização ressalta ainda que a Igreja é chamada a estar em “saída” como o seu Senhor, que sabe ir à frente, sabe tomar iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar a todas as encruzilhadas dos caminhos.

MissãoDestaca também que “as mudanças de época, tem induzido fortemente a Igreja a uma profunda revisão de si mesma e de sua missão, desde a realização do Concilio Vaticano II, Encíclicas, conferências, projetos, documentos… tudo vem apontando caminhos para uma Igreja mais missionária, uma Igreja em saída”.

As várias iniciativas da Igreja no campo da dimensão missionária, para responder com eficácia o mandato de Jesus “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19), são vistas com alegria. Contudo, ainda é necessário, como Igreja, como cristãos, como agentes pastorais e missionários, de uma forte comoção que nos impeça de nos instalarmos na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres.

O curso terá como eixos, a ação pastoral, a nova evangelização e a Missão Ad Gentes.

Para acessar ao conteúdo programático clique aqui