A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Salvador realizou, na tarde deste sábado (8), a abertura oficial da Semana da Família. O evento aconteceu no Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus – Irmã Dulce (Largo de Roma) e contou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Após a adoração, membros da Pastoral Familiar saíram em procissão rumo ao Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, onde o bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, presidiu a Santa Missa. “Estamos abrindo a Semana Nacional de oração pelas famílias, um momento importante nesse mês vocacional em que recordamos os vários aspectos e realidades do chamado de Deus na nossa vida. E o primeiro chamado é a vida familiar, e nessa semana nós lançamos um olhar mais especial para a família, porque acreditamos ser a família a menina dos olhos de Deus, o lugar de onde brotam as outras vocações, serviços e ministérios para a Igreja”, disse o padre Carlos Augusto, pároco de São Francisco de Assis (Alto de Coutos).
De acordo com a coordenadora da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Salvador, Conceição Paranaguá, o desejo é que, durante toda a semana, famílias inteiras abram os corações para Deus. “A semana da família já é uma realidade no Brasil todo. Então, nós já esperamos que as pessoas já estejam bem mobilizadas por conta da experiência com a Pastoral Familiar, da vivência de oração, das visitas com as famílias. O que a gente espera é que haja nessa semana mais conversões, que Deus consiga alcançar o coração de muita gente, que Ele consiga entrar nas casas onde Ele ainda não conseguiu”, disse.
Membro da Pastoral Familiar na paróquia Nossa Senhora da Paz (Bairro da Paz), Girlene Souza Oliveira participa todos os anos da abertura oficial da Semana da Família. Para ela, esse período é sempre marcado por experiências fortes vividas e partilhadas pelas famílias. “É uma bênção muito grande. É uma restauração mesmo para a família. E o interessante é que a gente faz de tudo para que realmente a família participe”, afirmou.
Para a coordenadora da Pastoral Familiar na paróquia São João Evangelista (Mussurunga), Simone de Souza Gomes, a reflexão sobre o tema abordado este ano – O amor é a nossa missão: a família plenamente viva – é de suma importância, já que a família tem sido, cada vez mais, vítima da sociedade. “Do jeito que a família hoje está sendo tão massacrada, tão desfigurada, é muito importante a gente orar, pedir a Deus pelas nossas famílias, para que Ele fortaleça, de fato, a união e o firme propósito de se viver em família. É preciso mostrar que a família é coisa de Deus, é plano de Deus. É preciso fazer de maneira que as pessoas compreendam e continuem acreditando na família”, disse.
Fotos: Sara Gomes





























por