Em comemoração aos 467 anos de fundação da cidade de Salvador, o Museu Abelardo Rodrigues – (Pelourinho) promove ações educativas durante todo o mês de março. Todas as ações são abertas ao público e gratuitas.
Como parte da programação está a palestra “Passagens marcantes da vida de São Francisco Xavier, padroeiro da Cidade de Salvador e composição iconográfica de suas representações”, que acontecerá no dia 29 de março, às 16h, e terá como palestrante o padre Danilo Pinto, coordenador da Pastoral da Cultura na Arquidiocese de São Salvador e assessor Nacional da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB).
Além disso, os soteropolitanos poderão conferir a exposição permanente. Entre as peças que compõem a coleção do Museu encontra-se uma imagem de São Francisco Xavier que foi proclamado padroeiro da cidade de Salvador em 10 de maio de 1686, quando a Cidade sofria com a epidemia da febre amarela. A peça está em exposição para visitação mediada (terça a sexta-feira das 12h às 18h; sábados, domingo e feriados, das 12h às 17h), com destaque para passagens da vida do Santo e detalhes de sua iconografia. O contexto histórico em que o Santo foi aclamado será tema de referência para o desenvolvimento de ações como rodas de conversas, bate papos e uma mostra educativa fazendo um comparativo entre a questão da saúde e higiene na antiga Salvador e a Salvador da atualidade.
“Ciente do papel do museu enquanto agente de difusão do conhecimento e como espaço aberto à reflexão de temas de interesse da comunidade, o Museu Abelardo Rodrigues propõe a realização destas ações educativas estabelecendo diálogos entre o passado e o presente histórico da nossa cidade, contribuindo para ampliar nossa consciência cidadã e, consequentemente, o nosso sentido de pertencimento e de atuantes no processo histórico”, comenta Osvaldina Cezar, coordenadora do Museu Abelardo Rodrigues.



por