Experimentamos hoje o alegre anúncio do anjo na madrugada do domingo: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui!”(cf mc 16,6)
Com a ressurreição de Cristo, não mais podemos nos assustar com novas propostas da evangelização. Não poderemos duvidar do Ressuscitado em favor da transformação das estruturas ultrapassadas em estruturas leves e mais missionárias; da transformação deste mundo, com estilo Babilônio, em um mundo mais saudável e fiel como deseja o Papa Francisco.
O Amor à Cristo nos garante a vitalidade necessária para não nos curvarmos a cultura da morte. Enche-nos da alegria duradora para anunciá-lo ao mundo com todo o ardor que requer a nova evangelização. Ajuda-nos a prestarmos atenção ao “trigo” sem nos desgastarmos com o “joio”. Recorda-nos que: ”o bem tende a multiplicar-se”. Portanto, como seguidores de Cristo este é o tempo a deixar-nos banhar pelo “Sol Pascal”, fonte de renovação.
Nossa esperança e nosso bálsamo diante das inúmeras dificuldades é a certeza da presença de Cristo: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo….” (cf mt 28,20), A Páscoa nos reanima, nos fazendo como ao Apóstolo Paulo a combater o bom combate, dando assim ao mundo as razões de nossa esperança. Nos obstáculos e dificuldades sejamos corajosos, a fim de que a transformação aconteça.
Mergulhados neste mistério da salvação, nos ofereçamos a Ele, como discípulos apaixonados, servidores disponíveis, deixemos que a força de sua Ressurreição nos surpreenda e através de nós surpreenda nosso campo de ação, nossa Galiléia, que Cristo Senhor nos deu para transformarmos! Feliz Páscoa!
Dom Estevam dos Santos Silva Filho
Bispo Titular de Feradi Maggiore
Auxiliar de São Salvador da Bahia



por