Amigos do Seminário Central celebram o DICA

 

Neste domingo (28), o Seminário Central São João Maria Vianney abriu as portas para a comunidade celebrar o DICA, Dia de Apoio ao Seminário, ação que acontece anualmente para aproximar os amigos da instituição em um dia marcado por oração, apresentações musicais, sorteio de prêmios, bazar com peças de cristais e porcelanas e diversidade gastronômica nas barracas espalhadas pela área externa da casa, localizada no bairro da Federação.

A programação começou com a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que se dirigiu de modo especial aos seminaristas em sua homilia. “A liturgia de hoje fala sobre humildade, que segundo o Evangelho, é a capacidade que alguém tem de descer à situação do outro para ajuda-lo, para servi-lo. A humildade é irmã da verdade, então, é importante entrar no sacerdócio com o conceito correto do ministério que se está assumindo”, recomendou.

A dedicação à missão sacerdotal requer uma vocação especial, que, nas palavras do reitor do Seminário Central, padre Gil André Peixinho, é “a escolha de Deus para que alguns homens exerçam a missão que Ele iniciou no mundo”. Para ele, “ser padre é ser sinal de Cristo, é aquele que traz Deus ao povo e leva o povo a Deus”, pontuou, lembrando que o DICA é uma forma de encerrar com alegria o mês das vocações, que celebra também o serviço dos catequistas.

Ser sinal de Cristo é o objetivo de Danilo Vasconcelos, que está no segundo ano do seminário. Entre um atendimento e outro, na barraca que vendia livros aos participantes do evento, o jovem relatou como está sendo viver este caminho de preparação. “O seminário está sendo a minha ponte para Deus. Ele tem feito grandes obras através desta minha escolha que tem me trazido experiências muito mais intensas do que as que me trouxeram até aqui”, disse.

Fotos: Luana Assiz