Arquidiocese celebra Jubileu dos Movimentos Marianos com peregrinação e Missa na Conceição da Praia

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizou, neste domingo (30), o Jubileu dos Movimentos Marianos, reunindo membros de diversas expressões de fé inspiradas em Nossa Senhora. O encontro integrou o calendário do Jubileu de Esperança, convocado pela Igreja em todo o mundo, convidando os fiéis a renovarem sua confiança na intercessão da Mãe de Deus e seu compromisso missionário. [Clique aqui e confira fotos]

A programação teve início às 13h, com a peregrinação que saiu da Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Comércio, em direção à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em clima de devoção, cânticos e oração, os peregrinos caminharam pelas ruas do bairro, testemunhando publicamente a fé em Deus. A organização orientou os participantes a levarem garrafinhas de água para maior conforto durante o percurso, que reuniu representantes de movimentos como Legião de Maria, Mãe Rainha, Congregação Mariana, entre outros.

Na Basílica, os participantes acompanharam uma formação com o cônego Adilton Pinto Lopes, com o tema “Maria, Mulher da Esperança”. Os movimentos também foram apresentados, com informações sobre os fundadores e a atuação em Salvador, na Bahia, no Brasil e no mundo. Na oportunidade, também foi recitado o Terço.

Às 17h, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Inserida no contexto jubilar, a celebração ofereceu aos presentes a oportunidade de receber a Indulgência Plenária, concedida pela Santa Sé aos que participam das atividades do Jubileu de Esperança, cumprindo as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística, oração pelo Papa e desapego de todo pecado.

Durante a homilia, Dom Sergio destacou o exemplo de Maria como modelo de prontidão e fidelidade ao plano de Deus. “Queremos estar preparados para o encontro com o Senhor, imitando o ‘sim’ de Maria. Diante do anúncio do Anjo, ela respondeu com generosidade e confiança. Nosso sim, mesmo não sendo tão singular quanto o dela, precisa prolongar-se ao longo da vida. Maria permaneceu fiel aos pés da cruz e continua sendo para nós inspiração em nossa peregrinação neste mundo”, afirmou.

O Arcebispo também ressaltou os desafios enfrentados pelos cristãos na atualidade e reforçou o chamado à santidade: “Em meio a tantas situações que querem nos desviar do caminho de Jesus, Nossa Senhora nos convida à fidelidade. Somos chamados a preparar o coração — puro e purificado — para acolher o Senhor. Não apenas no final de nossa caminhada, mas em cada momento vivido com fé e perseverança. Por Maria, e com Maria, aprendemos a seguir Jesus com entusiasmo e confiança”, disse.

O Jubileu dos Movimentos Marianos reforçou o caminho pastoral da Igreja de Salvador, marcado pelo apelo à conversão, ao vigor missionário e à esperança. Unidos sob o olhar materno da Imaculada Conceição, os fiéis concluíram o dia renovados para continuar caminhando na fé.

Fotos: Sara Gomes