 No dia 6 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Transfiguração do Senhor. Na Arquidiocese de Salvador, a preparação para a festa do Titular da Catedral Basílica contará com uma programação especial de 2 a 5 de agosto. Confira!
No dia 6 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Transfiguração do Senhor. Na Arquidiocese de Salvador, a preparação para a festa do Titular da Catedral Basílica contará com uma programação especial de 2 a 5 de agosto. Confira!
“Transfigurou-se para confirmar-nos em nossa Vocação Cristã” é o tema da abertura dos festejos no dia 2 de agosto, na igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Às 15h haverá a palestra “O percurso mistagógico das igrejas históricas”, proferida pelo padre Josevaldo Nascimento, e às 16h30 terá início a adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 18h será celebrada a Missa pelas Vocações e Ministérios, presidida pelo pároco, padre Lázaro Muniz, seguida de caminhada luminosa até a porta da Catedral.
No segundo dia dos festejos, 3 de agosto, os fiéis refletirão sobre o tema “Transfigurou-se para revelar-nos o Pão vindo do céu”, na igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus). Momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, seguidos de oração por cura e libertação terão início às 15h. Já às 16h30 o padre Jaciel Bezerra presidirá a Missa em honra a Santíssima Eucaristia.
Na Igreja Nossa Senhora da Ajuda (rua da Ajuda, Centro) o tema abordado será “Transfigurou-se para dar-nos um Novo Coração”, no dia 4 de agosto. Às 10h30 acontecerá a Hora Santa pela Santificação do Clero; às 12h30 a Missa ao Coração de Jesus, celebrada pelo padre Valson Sandes e logo após a procissão até a porta da Catedral.
Na véspera do dia festivo (5) haverá louvor às 14h30, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento nas igrejas localizadas no Terreiro de Jesus (São Francisco, São Domingos e São Pedro dos Clérigos), com a participação dos diversos grupos, movimentos e segmentos eclesiais. Às 17h acontecerá uma procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo da igreja de São Francisco, passando pelas igrejas de São Domingos e de São Pedro dos Clérigos até a Catedral Basílica. A partir da chegada na porta da Catedral, os fiéis darão sete voltas na praça do Terreiro de Jesus, recordando o Cerco de Jericó.
No dia da Solenidade da Transfiguração (6) a programação terá início às 6h com alvorada e Ofício de Nossa Senhora, seguidos de café da manhã partilhado. Às 8h acontecerá a oração das Laudes e a veneração do Ícone da Transfiguração. O Santíssimo Sacramento será exposto para adoração às 9h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene às 10h, na igreja São Pedro dos Clérigos.
 
								 
													 
								 
								 
								 
								

 
													 por
 por 