Arquidiocese de Salvador, em parceria com a prefeitura, anuncia ações para o Natal

“A iniciativa não é somente para pessoas ligadas à Igreja. No Natal eu quero atingir as pessoas que normalmente eu não atinjo e tocar os corações de quem normalmente eu não me encontro”, afirmou Dom Murilo.
“A iniciativa não é somente para pessoas ligadas à Igreja. No Natal eu quero atingir as pessoas que normalmente eu não atinjo e tocar os corações de quem normalmente eu não me encontro”, afirmou Dom Murilo.

Na manhã desta quinta-feira (11), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentaram, durante coletiva de imprensa, as ações de Natal que serão realizadas este ano, como parte do projeto Salvador, Cidade Natal do Brasil. Dentre elas está o presépio monumento, que pelo quarto ano consecutivo encanta os soteropolitanos. Este será o segundo ano em que as peças ficarão expostas no Dique do Tororó até o dia 6 de janeiro.

De acordo com Dom Murilo, a iniciativa quer atingir todas as pessoas, independente do credo, e assim fazer chegar aos lares o verdadeiro sentido do Natal: celebrar o nascimento de Jesus Cristo. “A iniciativa não é somente para pessoas ligadas à Igreja. No Natal eu quero atingir as pessoas que normalmente eu não atinjo e tocar os corações de quem normalmente eu não me encontro”, disse o Arcebispo. Clique aqui e veja as fotos!

"Eu fico feliz com essa parceria com a Arquidiocese. A cidade que está voltando a ter brilho pode brilhar ainda mais", disse o prefeito ACM Neto.
“Eu fico feliz com essa parceria com a Arquidiocese. A cidade, que está voltando a ter brilho, pode brilhar ainda mais”, disse o prefeito ACM Neto.

O prefeito ACM Neto reforçou, durante a coletiva, que as ações de Natal vão além das estratégias econômicas de levar turistas para a cidade. “O objetivo é tocar os corações das pessoas e aproveitar para incentivar a vivência desse espírito cristão”, afirmou.

Além de Dom Murilo e de ACM Neto, participaram da coletiva os bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, além do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do vereador Joceval Rodrigues. “No ano passado nós recebemos, em média, seis mil visitas por dia. Este ano nós esperamos que cerca de dez mil pessoas visitem o presépio. O projeto ‘Salvador, cidade Natal do Brasil’ transforma Salvador em um grande centro simbólico e de turistas”, disse Bellintani.

Salvador, cidade Natal do Brasil

Nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, no Dique do Tororó, serão realizados espetáculos natalinos a céu aberto. A cada noite os participantes contarão com a presença de um bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e, no dia 22, com Dom Murilo. Dirigidas por Ricardo Bittencourt, as apresentações acontecerão sempre às 20h. A encenação conta com oito atores e 25 bailarinos.

Para marcar a data do nascimento de Jesus, será celebrada a Missa de Natal no dia 25, às 16h, no Dique do Tororó. O bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside a celebração. “É importante que Salvador se torne essa referência de Natal, como a cidade de Pernambuco é referência na Paixão de Cristo, por exemplo. Quando as pessoas falarem de Natal, Salvador será lembrada cada vez mais”, afirmou Dom Murilo.

Programação de Natal nas paróquias

O presépio monumento, com peças de até quatro metros de altura, será montado pelo quarto ano consecutivo na capital baiana.
O presépio monumento, com peças de até quatro metros de altura, será montado pelo quarto ano consecutivo na capital baiana.

Na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), a vigília de Natal, que acontece no dia 24, terá início às 19h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, que também realiza a Celebração Eucarística do Natal, no dia 25, às 10h. As Missas terão a participação do Coral Barroco na Bahia. Às 16 horas, ainda no dia 25, o bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva celebra missa campal, no Dique do Tororó, onde serão entregues brindes aos ganhadores do Prêmio da Música Católica, realizado pela Pastoral da Comunicação, em parceria com o programa Alô Juventude da Rádio Excelsior.

A paróquia Menino Jesus de Praga, festeja seu titular e traz uma programação completa durante o período natalino, com direito à novenário, quermesse e Vigília de Natal. No dia 14, acontece a missa de abertura dos festejos, na igreja matriz, às 8h. O novenário tem início no dia 15 e se estende até o dia 23, às 19 horas.  Após todas as noites de novena, haverá quermesse para integrar ainda mais os paroquianos. A Vigília de Natal se iniciará às 20h, do dia 24, e se encerrará com a alvorada às 6h do dia 25.

A solene Celebração Eucarística será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, às 9h do dia 25, quando também será realizada a crisma de 25 jovens. Às 10h30, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do bairro e recebem as bênçãos do Santíssimo sacramento.

Outra paróquia que também tem o Menino Jesus como seu padroeiro, é a Deus Menino. Localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas, a paróquia que traz esse ano o tema Creio em Jesus, Deus menino, Príncipe da paz, inicia as comemorações no dia 17, com o show da paroquiana Zeni Ramos, intitulado Esperando o natal, onde entoará canções natalinas.

O tríduo preparatório acontece entre os dias 21 e 23 de dezembro, sempre às 19h30 e a cada dia terá a participação de um padre que meditará sobre um aspecto do tema geral. Após a realização do tríduo no dia 21, a paróquia promove um momento para as crianças, com brincadeiras, quebra pote e outras interações infantis. Já no dia 22, haverá apresentação do coral Senhor da Paz. A tradicional Missa do Galo se realizará às 19h30, do dia 24 e a Missa Solene, também presidida por Dom Gilson, no dia 25.

Fotos: Sara Gomes