Arquidiocese de Salvador convida fiéis a participarem do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

 “A Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”

(Papa Francisco)

Aos Bispos Auxiliares

Aos Padres, Diáconos, Consagrados e Consagradas da Vida Religiosa

Aos Coordenadores dos Serviços Arquidiocesanos da Ação Pastoral e demais organismos

Aos Leigos e Leigas de nossas comunidades

Estimados irmãos e irmãs, saúde e paz em Cristo Jesus!

O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) convida todo o povo de Deus para o processo de escuta que visa contribuir com a elaboração do documento de trabalho que subsidiará a realização da 1ª Assembleia Eclesial prevista para acontecer, presencialmente, de 21 a 28 de novembro deste ano, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. Com o lema: “Somos todos discípulos missionários em saída”, a Assembleia Eclesial pretende responder à seguinte pergunta: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho do Jubileu de Guadalupe e o da Redenção 2031+2033?

Nesta perspectiva, o processo de celebração da Assembleia apresenta os seguintes objetivos:

  • Reavivar a Igreja de uma nova maneira, apresentando uma proposta reformadora e regeneradora;
  • Ser um evento eclesial em perspectiva sinodal, e não só episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa;
  • Tornar possível uma releitura agradecida de Aparecida para gerir o futuro;
  • Ser um marco eclesial que possa relançar os grandes temas, ainda válidos, que surgiram em Aparecida e retomar temas e agendas chocantes. É um Kairós. Um sinal compartilhado com outros continentes do qual podem brotar muitos frutos;
  • Reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano e do Caribe, vinculando o Magistério Latino-americano ao Magistério do Papa Francisco, destacando três marcos: de Medellín à Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, de Querida Amazônia ao Jubileo Guadalupano e da Redenção em 2031 + 2033.

Segundo o secretário da Ação Pastoral do Celam e coordenador do Comitê de Escuta, Mauricio López:

Este evento quer ser uma genuína expressão de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as pessoas que compõem a Igreja, Povo de Deus, especialmente neste tempo de profunda crise. A coerência com o anúncio do Evangelho de Jesus será o gesto vivo que dará relevância ao nosso processo, e devemos escutar atentamente os gritos dos empobrecidos e da irmã mãe terra neste tempo de pandemia da Covid-19 e todas as outras pandemias de iniquidade e exclusão que este momento revela (cnbb.org.br/celam, 2021).

Esta fase de escuta é uma proposta aberta para todos aqueles que desejarem participar desse processo sinodal. Sendo assim, os leigos e as leigas, agentes de pastoral, padres, bispos, religiosos e religiosas poderão contribuir através da plataforma on-line, do website da Assembleia Eclesial, na seção “ESCUTA”, acessando os seguintes endereços: https://asambleaeclesial.lat/ (versão espanhola) ou https://assembleiaeclesial.com.br/ (versão portuguesa).

Para auxiliar na compreensão da proposta da Assembleia, o comitê organizador disponibiliza dois subsídios no mesmo site. O “Documento para o Caminho”, elaborado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”, e  o “Guia Metodológico”, que explica a metodologia a ser aplicada nesse processo de escuta, a fim de que esta seja o mais fiel possível à realidade concreta em que vivemos.

Sendo assim, convocamos todas as foranias, grupos, movimentos, pastorais, serviços e demais organismos arquidiocesanos para responderem ao questionário que se encontra na plataforma on-line, do site da Assembleia acima citado, localizado na seção “ESCUTA”. Desta forma, quer seja em grupo, em comunidade ou mesmo individualmente, todos podemos participar desse processo de escuta sinodal que está acontecendo em toda a Igreja da América Latina e do Caribe. Faz-se necessária a realização de um cadastro na plataforma on-line para enviar a sua contribuição. O prazo máximo para a entrega do questionário é o dia 30 de agosto do ano corrente. Pedimos aos que responderem ao formulário, que informem à Secretaria de Pastoral da Arquidiocese.

Contamos com a sua participação! Clique aqui e participe!

Pe. Adilson Silva dos Santos

Coordenação Arquidiocesana de Pastoral