Arquidiocese de Salvador promoveu ações solidárias no Dia Mundial dos Pobres

Refletir sobre a realidade da pobreza no mundo e mobilizar a sociedade para unir esforços em favor dos mais vulneráveis. Esse é o objetivo do Dia Mundial dos Pobres, celebrado todos os anos, instituído pelo Papa Francisco e reforçado pelo magistério do Papa Leão XIII. Em 2025, a celebração aconteceu no último domingo, 16 de novembro, com uma ampla agenda pastoral e social nos municípios que compõem a Arquidiocese de São Salvador da Bahia — Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Vera Cruz e Itaparica.

Organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), em parceria com a Cáritas Regional Nordeste 3, a programação deste ano integrou também o Jubileu do Dia Mundial dos Pobres, como parte do Jubileu de Esperança, reafirmando o compromisso da Igreja com a dignidade humana e com aqueles que enfrentam a fome, o desemprego, a falta de moradia e outras expressões da desigualdade. Em 2025 foi abordado o tema é “Tu és minha esperança” (Sl 71,5), iluminando as ações com a confiança em Deus e na força transformadora da solidariedade.

Programações nos territórios da Arquidiocese

Além das iniciativas já realizadas diariamente pelas paróquias e pastorais sociais da Arquidiocese, o Dia Mundial dos Pobres contou com diversas ações especiais voltadas, sobretudo, para pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua. No Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, a programação teve início às 7h, com distribuição de café da manhã e uma série de serviços gratuitos, como corte de cabelo, orientação jurídica, design de sobrancelhas, massagem relaxante, maquiagem e aplicação de turbantes. Também aconteceram ainda atividades recreativas para as crianças. O ponto alto foi a Missa, às 10h, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em seguida, com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, todos se dirigiram para o Restaurante Popular, onde foi oferecido o almoço. [Para ver mais fotos, clique aqui].

Um chamado à esperança e ao compromisso

Celebrado pela 9ª vez, o Dia Mundial dos Pobres reafirmou a missão da Igreja em promover uma cultura de cuidado, proximidade e justiça social. Ao longo de toda a Arquidiocese, paróquias, voluntários e instituições se uniram para testemunhar a misericórdia e a esperança que o Evangelho inspira, fortalecendo redes de apoio e acolhimento às pessoas mais fragilizadas. O convite se estendeu a toda a sociedade: olhar para os pobres, ouvi-los, respeitá-los e caminhar com eles — porque, como lembra o tema deste ano, “Tu és minha esperança”, e a esperança se constrói com gestos concretos de amor e partilha.