Aconteceu hoje (21) no Auditório Dom Geraldo Magella Agnelo, localizado na cúria Arquidiocesana, a Assembleia de Pastoral 2015. Estiveram presentes no evento o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, os bispos auxiliares, Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, além de padres, diáconos, coordenadores e representantes de pastorais, movimentos, foranias e irmandades.
Logo na entrada, uma novidade: Fazendo uma releitura do último triênio, a Assembleia esse ano, produziu um ensaio fotográfico relembrando alguns momentos importantes vividos pela Arquidiocese de Salvador. O público presente pôde conferir e se ver em fotos produzidas pela Pastoral da Comunicação (Pascom).
O objetivo da reunião anual foi realizar a avaliação do triênio pastoral 2013-2015, o planejamento e indicações pastorais para o triênio 2016 -2019, a motivação para a realização das atividades e ações pastorais para o Ano Santo da Misericórdia (2016), e a definição sobre o local e horário da Missa de acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que chegará a Salvador no dia 11 de setembro de 2016.
Para o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, esse é o momento de traçar novos desafios. “Uma assembleia arquidiocesana de pastoral como essa, é um ponto de chegada de um plano de pastoral e é um momento de pararmos à luz do Espírito Santo (que nos fala pela sua palavra, pelo papa, pelas diretrizes da CNBB, pelas orientações do regional). Então, à luz de tudo isso e, claro, da caminhada feita, traçarmos novos desafios para os próximos quatro anos”.
Após a apresentação dos participantes, por instância articuladora e representações, Dom Murilo conduziu o momento da acolhida. Foi apresentado um vídeo, produzido pela Pascom, sobre as memórias da Arquidiocese no último triênio, onde algumas lideranças apresentaram também metas para o quadriênio que se inicia.
De acordo com o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edson Menezes, o resultado apresentado após balanço dos últimos, foi positivo. “ serviu para iniciar um grande processo(…) O processo de setorização das paróquias deve continuar e deve sempre ser atualizado, a animação pela criação de novas comunidades também, o processo da articulação dos movimentos, das pastorais das paróquias vem tomando corpo porque é uma necessidade de termos uma pastoral articulada e cultivarmos o propósito da pastoral orgânica, então aos poucos todos vão entendendo que é muito importante criarmos essa cultura”.
O planejamento para o próximo quadriênio aconteceu por forma de votação. Após se reunirem em grupos e elegerem prioridades para os próximos anos, foi permitido que cada membro votasse em uma ação a ser realizada por meio de cartões verdes, amarelos e vermelhos, o que dinamizou a reunião.
Ano da Misericórdia
Foi lançado ainda, durante a assembleia, um hotsite sobre o Ano Santo da Misericórdia ( www.arquidiocesesalvador.org.br/anodamisericordia). Através desse canal, além de ficar informado sobre as principais notícias sobre as Portas da Misericórdias localizadas na Arquidiocese (Senhor do Bonfim e Santuário Santo Antônio de Sant’anna Galvão – Recôncavo), ainda poderão realizar o agendamento de peregrinações aos locais.
“Temos uma programação pensada para a arquidiocese, outra para cada forania, para as paróquias e especialmente na Basílica do Bonfim. Todas as informações estarão disponíveis no site, estamos num processo de conclusão e definição”, completa padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim.
Fotos: Rosa Brito e Sara Gomes
























































por