Para que os fiéis possam saber todas as informações sobre a chegada da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida – réplica da original encontrada no rio Paraíba do Sul -, a Arquidiocese de Salvador lançou um hotsite como parte das ações em preparação para a visita que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro [confira aqui].
Além do veículo de comunicação, uma estrutura está sendo montada tanto para a acolhida quanto para a Missa que será celebrada por ocasião da visita, no dia 11, na Arena Fonte Nova. A visita faz parte da preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil, que acontecerá em 2017.
“A Arquidiocese está numa expectativa muito grande. Nós compreendemos que a imagem de Nossa Senhora que chega numa capital como a nossa tem um único sentido, que é evangelizar, além de criar unidade, congregar e fazer com que essa força do Evangelho possa se tornar muito mais eficaz na vida da cidade, na vida da Igreja. Convocar o povo de Deus para se reunir numa tarde de domingo para louvar e agradecer a Deus pela chegada da Mãe Dele, não tem coisa melhor”, afirma o coordenador de eventos da Arquidiocese, padre Valter Ruy.
Programação
A imagem peregrina será enviada no dia 10 de setembro, após uma Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (São Paulo), às 9h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e o missionário redentorista padre William Betonio chegarão ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães por volta das 17h30.
No saguão do aeroporto haverá uma viatura da Polícia Rodoviária Federal. A imagem será colocada numa berlinda [caixa de vidro] e, em seguida, haverá uma carreata com mais de 300 carros e ciclistas, que irão acompanhando a imagem até a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no Imbuí. Às 19h terá início a Missa de abertura da vigília, presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho. “Lá, haverá uma vigília durante toda a noite. Nossa Senhora será colocada em um lugar especial para a veneração dos fiéis. Além disso, vamos exibir um filme que conta a história do encontro da imagem”, conta padre Valter.
Já no dia 11 serão celebradas Missas às 6h30, presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva, 9h30 e 11h30, no Imbuí. Às 13h os portões da Arena Fonte Nova serão abertos para a entrada dos fiéis. A partir das 13h30 acontecerá mais uma carreata, que acompanhará a imagem até a Fonte Nova, onde Dom Murilo presidirá a Missa às 16h. “Organizar a chegada da imagem tem sido um desafio, mas mais do que nunca eu já percebi que Nossa Senhora está à frente de tudo”, diz padre Valter.
É importante ressaltar que não será cobrado nenhum valor para participar do evento na Fonte Nova. Contudo, os participantes devem colaborar com 1Kg de alimento não perecível, que será destinado ao Hospital Martagão Gesteira e às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).



por