Assembleia Arquidiocesana apontou novos passos na caminhada pastoral

61Garantir a presença da Igreja junto às pessoas que não participam da vida pastoral, fortalecer as escolas de fé e de espiritualidade, reforçar as atividades de evangelização. Essas foram algumas das prioridades pastorais apontadas durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada na manhã deste sábado, dia 27 de agosto, na Cúria Metropolitana (Garcia).

Logo após a oração inicial, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, deu as boas-vindas aos participantes. Estiveram presentes os bispos auxiliares, Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão, Dom Estevam dos Santos Silva Filho e Dom Hélio Pereira dos Santos, além de padres, diáconos, vigários forâneos, representantes de paróquias, Vida Consagrada, coordenadores de pastorais, grupos e movimentos.

De acordo com Dom Murilo, o encontro tem três características: é uma assembleia de fé, de comunhão e de festa. “Uma assembleia é um grande momento na vida da Igreja, porque quem se reúne são os representantes das paróquias, das pastorais, das irmandades, das associações: são as forças vivas da Igreja. É um grupo muito especial: lideranças que há muitos anos vêm se dedicando à Igreja. Quem está aqui são pessoas que acreditam em Jesus Cristo e depositam a sua confiança Nele e seguem o Seu ensinamento: ‘Ide e evangelizai’. Estamos reunidos por causa de Jesus e Ele está em nosso meio”, afirmou.

Momento de partilha

48
Grupos de trabalho analisaram as cinco prioridades pastorais

Para analisar as cinco urgências do Plano de Pastoral, os participantes foram divididos em grupos, onde puderam partilhar sobre o que tem dado certo e o que precisa ser implementado na caminhada pastoral da Arquidiocese de Salvador. Ao final das avaliações, os grupos desenvolveram sínteses que foram apresentadas aos participantes.

Conforme o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Ricardo Henrique, a assembleia é uma reavaliação da caminhada de 2016 e, ao mesmo tempo, uma contribuição para os passos que serão dados no próximo ano. “Nós dividimos os grupos por urgência, entre elas nós falamos de catequese, de liturgia, de missão, círculo bíblico, cuidado com a família. Então, cada grupo respondeu a duas perguntas. A primeira pergunta foi referente ao trabalho na comunidade, o local onde exerce a ação pastoral e se ela realmente está sendo colocada em prática. A segunda pergunta queria saber quais são as outras sugestões que podem ser implementadas para um melhor caminho no Plano de Pastoral”, disse.

Dentre as principais necessidades apontadas estão a formação de animadores paroquiais, a evangelização junto às famílias dos catequizandos, o desenvolvimento de formações por forania com o objetivo de aproximar as diferentes realidades existentes. “Somos pessoas diferentes, com atividades, culturas e visões diferentes, mas uma coisa nos une: o amor de Jesus Cristo. Nós nos reunimos para buscar maior comunhão, respeitando as diferenças. O que não pode faltar é o desejo de viver na intimidade da Santíssima Trindade”, disse Dom Murilo.

Um vídeo produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) foi exibido durante a assembleia para que as pessoas presentes pudessem ter uma maior compreensão do funcionamento da Cúria Arquidiocesana. Logo em seguida, jovens do grupo Iluminadas, da paróquia São Paulo Apóstolo (IAPI), dançaram ao som do hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5, 7).

Nossa Senhora Aparecida

Ao lado de Dom Murilo, padre Valter Ruy reforçou orientações sobre a Missa com a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida
Ao lado de Dom Murilo, padre Valter Ruy reforçou orientações sobre a Missa com a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida

Como a Arquidiocese de Salvador também está se preparando para acolher a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que chegará à capita baiana no dia 10 de setembro, o secretário de pastoral, padre Valter Ruy, que também é coordenador de Eventos na Arquidiocese, apresentaram algumas orientações. De modo especial, padre Valter focou na Missa que será celebrada no dia 11 de setembro, na Arena Fonte Nova.

Para saber mais sobre a programação dos dias 10 e 11 de setembro, clique aqui.

Texto e fotos: Sara Gomes