Assembleia Arquidiocesana de Pastoral refletiu sobre o documento final do Sínodo

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizou, na manhã deste sábado, 22 de novembro, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2025, um encontro para a revisão da caminhada pastoral e para o fortalecimento do compromisso com a permanente evangelização. A atividade aconteceu das 8h30 às 13h, no Auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, da Cúria Metropolitana Bom Pastor, no Garcia, reunindo representantes de toda a estrutura pastoral arquidiocesana [Para conferir mais fotos, clique aqui].

Durante a Assembleia, os participantes se dedicaram ao estudo e aprofundamento do Documento Final do Sínodo, refletindo sobre suas orientações e sobre os caminhos para aplicá-las no contexto pastoral da Arquidiocese. O momento foi marcado por partilhas, escuta e discernimento comunitário, com foco em renovar ações e fortalecer a missão evangelizadora, em sintonia com os apelos da Igreja no Brasil e no mundo.

Foram convocados a participar do encontro o Arcebispo e os Bispos Auxiliares; párocos, administradores paroquiais e vigários; capelães e reitores de santuários; diáconos; além de representantes das paróquias — preferencialmente coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP) — e membros de pastorais, movimentos, comissões, Novas Comunidades, Vida Consagrada, associações, CEB’s, ação missionária, irmandades, ordens terceiras, devoções, colégios católicos, seminários, centros de educação superior e demais organismos.

A assembleia é parte do processo contínuo de planejamento pastoral da Arquidiocese, que busca integrar as diversas instâncias e garantir unidade na ação evangelizadora. Este ano, marcada, sobretudo, pelo espírito sinodal, a assembleia reforçou a importância da corresponsabilidade, da escuta mútua e da participação ativa de todo o Povo de Deus na construção dos próximos passos pastorais.

Fotos: Sara Gomes