Na manhã desta terça-feira (27) aconteceu a assembleia extraordinária da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cúria Bom Pastor (Garcia). O evento teve como objetivo a reforma do estatuto da Irmandade. A atividade foi conduzida pelo interventor da Irmandade da Conceição da Praia, padre Valson Sandes, pelo delegado episcopal para as irmandades, padre Lázaro Muniz, e pelo advogado do departamento jurídico da Arquidiocese de Salvador, Carlos Figueiredo. Estiveram presentes também os irmãos da Conceição da Praia, além dos que compõem mesas administrativas de outras irmandades da capital baiana.
Segundo o padre Valson, o regimento interno e o estatuto estavam misturados, e foi preciso a formação de uma comissão para que tudo fosse devidamente separado. “A partir dessa organização algumas normas vão aparecer. Por isso, Dom Murilo convocou as demais irmandades de nossa Arquidiocese porque este estatuto servirá de modelo para que as irmandades possam caminhar em unidade com o governo da Arquidiocese”, declarou.
Ainda de acordo com o padre Valson, o novo estatuto apresentado será posteriormente levado para votação. “Agora o novo estatuto passará por votação e aprovação, primeiro dos irmãos e em última instância do Arcebispo Primaz. Em seguida acontecerá a eleição da mesa administrativa, que irá administrar o patrimônio da Conceição da Praia”, disse.
Padre Lázaro afirmou que as mudanças devem entrar em vigor na medida em que cada uma das entidades renovem os seus estatutos e estes passem pela aprovação do Arcebispo. O esperado é que o processo ocorra nos próximos seis meses. “Esperamos que as outras entidades também possam se organizar para fazer o bem para toda a Igreja, para que assim todos tenham orientações conscientes e as irmandades não sejam para outra finalidade se não para ajudar no Reino de Deus, na evangelização e na construção de um mundo de paz”, pontuou.
A atividade buscou orientar os presentes sobre os elementos importantes, conforme as orientações do bispo, que devem constar no novo estatuto, visando a transformação e a reorganização da vida pastoral. De acordo com o padre Lázaro, algumas das entidades já estão se adequando. “A Irmandade do Bonfim já conseguiu fazer essas adaptações, a Conceição está, agora, apresentando o seu estatuto, e a Irmandade do Rosário e a Ordem Terceira de São Francisco já estão em processo”, disse.
Os participantes receberam a orientação escrita enviada pelo Arcebispo através do padre Lázaro. Genival Augusto da Silva que faz parte da Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem esteve presente e falou sobre a importância da padronização do estatuto. “Um evento como o de hoje serve para revigorar, revitalizar e dar normas para que as nossas irmandades, devoções e a ordem terceira sigam como antigamente”, relembra. O próximo encontro acontecerá no mês de fevereiro de 2017.
Texto e fotos: Lílian Kastro













por