
Na manhã deste sábado, 11 de outubro, a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador acolheu com alegria a Missa de apresentação dos novos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Gabriel dos Santos Filho e Dom Gilvan Pereira Rodrigues. A Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, reuniu sacerdotes, religiosos, seminaristas e grande número de fiéis vindos de diversas comunidades da capital e do interior.
Em clima de fé, alegria e comunhão eclesial, a celebração marcou também o Jubileu dos Ministros Ordenados, vivido dentro do Jubileu de Esperança, proposto pelo Papa Francisco e reforçado pelo Papa Leão XIV. Antes da Santa Missa, os ministros ordenados — bispos, presbíteros e diáconos — participaram de uma breve peregrinação, que saiu da Igreja São Domingos de Gusmão em direção à Catedral Basílica, como gesto simbólico de unidade, oração e renovação do compromisso com o serviço ao Povo de Deus. Organizado pela Pastoral Presbiteral, o Jubileu dos Ministros Ordenados destacou a dimensão da esperança como força que sustenta a missão pastoral e anima o testemunho de serviço ao Evangelho.

Ainda no início da Missa, Dom Sergio pediu que os bispos presentes se apresentassem. Em seguida, o próprio Cardeal acolheu com alegria a Dom Gilvan e a Dom Gabriel, prelados que agora passam a caminhar, junto com Dom Marco Eugênio, como bispos auxiliares da Sé Primacial do país. Já durante a homilia, o Cardeal destacou a importância do ministério episcopal como serviço à unidade e à evangelização, ressaltando que a chegada dos novos bispos auxiliares representa um dom para toda a Igreja Particular de São Salvador da Bahia. “A missão de um bispo é servir ao povo de Deus, com generosidade e amor pastoral. Dom Gabriel e Dom Gilvan vêm somar forças neste caminho de fé, esperança e caridade”, afirmou o Arcebispo.
Antes da bênção final, Dom Gabriel e Dom Gilvan foram acolhidos pela Pastoral Presbiteral, com mensagem lida pelo coordenador, padre Valter Ruy. Também a presidência da CNBB Regional Nordeste 3 – formada pelas arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe – enviou uma acolhida fraterna aos prelados, cujo texto foi lido pelo chanceler da Cúria Metropolitana de Salvador, cônego Antonio Ademilton de Santa Bárbara. Em nome da Catedral Basílica – Igreja Mãe de todas as paróquias da Arquidiocese, o cônego José Abel pronunciou palavras de boas-vindas e de ânimo àqueles que vêm em Nome do Senhor.

Também em breves palavras, os novos bispos auxiliares expressaram gratidão a Deus, ao Santo Padre e à Igreja de Salvador pela acolhida. Dom Gabriel manifestou seu desejo de servir com simplicidade e entusiasmo, aprendendo com o povo de Deus desta Arquidiocese tão rica em história e fé. Já Dom Gilvan agradeceu a confiança do Arcebispo e reafirmou o compromisso de cuidar com zelo do rebanho do Senhor, caminhando junto às comunidades.
Presença dos fiéis de Caetité
A Missa de apresentação dos novos bispos auxiliares contou ainda com a presença marcante de pessoas vindas da Diocese de Caetité, especialmente para acompanhar Dom Gilvan Pereira Rodrigues, que exerceu o ministério presbiteral naquela Igreja Particular antes de sua nomeação episcopal. Demonstrando profundo carinho e comunhão, os fiéis viajaram cerca de dez horas até Salvador para participar deste momento histórico, e, com emoção, expressaram sua gratidão e alegria pela nova missão confiada a Dom Gilvan, agora bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Para conferir mais fotos, clique aqui.
Texto e fotos: Sara Gomes



por