Bispos da Bahia manifestam apoio às medidas preventivas contra a COVID-19

Os bispos do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Salvador, de 16 a 18 de novembro, redigiram uma carta ao governador da Bahia, Ruy Costa, apoiando as medidas de controle da pandemia da COVID-19 no Estado, tendo em vista uma possível realização das festas de final do ano e do carnaval de 2022.

A carta foi entregue ao governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde de hoje (18), pelo presidente do Regional NE 3 da CNBB e bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, acompanhado do Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino de Castro e do Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva. Também participou da audiência o senador Jaques Wagner.

No texto, os bispos das 23 dioceses da Bahia manifestam a preocupação com as aglomerações provocadas pelas festas, o que pode gerar a elevação do número de casos de infectados na Bahia, bem como a quantidade de vidas perdidas.

“A Igreja Católica na Bahia, desde o início da pandemia, tem tomado iniciativas em colaboração com os órgãos públicos do Estado e dos municípios, mesmo prejudicando trabalho pastoral de nossas comunidades. O sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e, principalmente, de óbitos entre jovens, adultos e idosos”, afirma a carta dos bispos.

No final do encontro, o governador Ruy Costa agradeceu aos bispos pela preocupação com o possível avanço da COVID-19 e com a necessidade de manter as medidas preventivas. “Esse gesto dos bispos demonstra a preocupação com todo o sofrimento que passamos e reforça os nossos sentimentos de que a vida está acima de tudo. Todo nosso esforço é para que a doença não avance como vem acontecendo em outros países”, afirmou o governador.

Para Dom João Cardoso, “é louvável a preocupação do governo do Estado com o possível avanço da COVID-19. Queremos unir forças para manter a pandemia sob controle e, assim, retomarmos as nossas rotinas”, concluiu.