Nos passos de Jesus: Dom Murilo conduziu Via Sacra no Hospital São Rafael

Os passos de Jesus no caminho até o calvário e também a Sua ressurreição foram lembrados por médicos, enfermeiros, funcionários, acompanhantes e pacientes do Hospital São Rafael, além de membros da comunidade da paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos). A Via Sacra, dirigida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ao lado do capelão, padre Bento Viana, percorreu corredores, enfermarias, salas e recepções do hospital que fica localizado no bairro de mesmo nome.

Após a 15ª estação, Dom Murilo falou às pessoas que o acompanharam que cada uma delas é um instrumento de Jesus para mostrar aos enfermos que eles não estão sozinhos. “Jesus se utiliza de nós, cada um à sua maneira: enfermeiros, atendentes, funcionários, alguém da assistência espiritual; e cada pessoa é uma maneira de Jesus chegar perto do doente e dizer: ‘você não está sozinho. Eu estou junto de você, como fui sempre o acolhedor daqueles doentes que me levavam quando eu caminhava pelas estradas lá da Galiléia, da Judéia, pelos caminhos da Terra Santa’”, disse.

A Via Sacra foi encerrada com a oração da Ave Maria, pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Dores. “Quando a gente reza a Via Sacra nas igrejas, acompanhando as estações, é normal que a gente se volte para o passado, para esses gestos e atos de amor de Jesus por nós. Fazer a Via Sacra como acabamos de fazer aqui no hospital é fazer uma Via Sacra viva, pois essas estações acontecem aqui, acontecem em cada hospital, acontecem onde há alguém que sofre”, disse Dom Murilo.

Fotos: Sara Gomes