Para dar continuidade às obras de recuperação da Capela da Sagrada Família – Igreja da Cúria Metropolitana Bom Pastor -, a comunidade lançou a iniciativa “Cápsula do Tempo”, um projeto que busca preservar a memória histórica, espiritual e comunitária das pessoas que contribuírem para a etapa de pintura do templo. Com o lema “O que hoje é doação, amanhã será memória”, a proposta vai além da restauração física do espaço, reunindo nomes, rostos, histórias de fé, de vida e de vínculos afetivos com o lugar sagrado.
Poderão integrar a Cápsula do Tempo todas as pessoas físicas que realizarem uma contribuição no valor de R$ 250,00, destinada à pintura da Capela da Sagrada Família. Cada participante deverá enviar uma fotografia pessoal em formato 3×4 e uma mini biografia de até 250 caracteres, contendo, se desejar, o motivo do vínculo com a capela, aspectos da vida pessoal, familiar, profissional ou eclesial, além de uma breve expressão de fé, memória ou pertencimento. Para participar, o interessado deve entrar em contato com a secretaria da Capela, através do e-mail sec.capela@arquidiocesesalvador.org.br ou do telefone (71) 4009-6612 ou do Whatsapp (71) 99179 – 0648.
As fotografias e biografias dos benfeitores serão organizadas em painéis que comporão uma exposição pública, prevista para acontecer entre 29 de abril e 3 de maio de 2026. Após esse período, a Cápsula do Tempo será selada, permanecendo preservada até 8 de dezembro de 2114, quando será reaberta durante as celebrações dos 200 anos da Capela da Sagrada Família, como testemunho da fé, da solidariedade e do compromisso desta geração com a história da Igreja.
Além do registro na Cápsula do Tempo, cada participante receberá um certificado padrão de participação, como reconhecimento institucional da contribuição, que será guardada como bem de família para as futuras gerações. As contribuições e o envio do material poderão ser realizados até 22 de abril de 2026. Após essa data, não será possível incluir novos registros nos painéis.
O valor arrecadado será prioritariamente destinado ao custo estimado da pintura da capela, orçado em R$ 96.230,00. Caso haja arrecadação superior a esse montante, o excedente será destinado às próximas etapas de recuperação do templo, incluindo escada, vitrais, iluminação e sistema de som.


por