Cardeal Dom Sergio da Rocha abriu exposição sobre a Via Sacra no Palácio da Sé

Os passos de Jesus no caminho até o calvário estão sendo recordados em uma exposição temporária, promovida pelo Centro Cultural Dom Sebastião Monteiro da Vide (Palácio da Sé), em Salvador. Intitulada “Via Sacra: O Caminho do Mestre”, a mostra foi aberta na última quinta-feira (7), pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A exposição é formada por quadros e imagens do Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores e Cristo Manietado, todas pertencentes à Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial da Igreja no Brasil. Também fazem parte quadros que pertencem à Venerável Ordem Terceira de São Francisco. De acordo com a professora e historiadora, Marieta Alves, as peças são uma reprodução em litocromia de pintura de Charles Émile Wattier, artista francês cujos trabalhos se tornaram populares. A técnica foi introduzida no século XIX, na França, espalhando-se rapidamente pelo mundo inteiro.

A exposição ficará disponível para visitação de 8 a 28 de maio (sempre de segunda-feira a sábado), das 8h às 17h.

Fotos: Sara Gomes