Cardeal Dom Sergio da Rocha preside Missa pelo encerramento do Ano Inaciano

No próximo domingo (31), o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, às 10h. Nesta Celebração Eucarística, serão encerradas, oficialmente, as comemorações pelos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e pelos 400 anos da sua canonização. Um tempo festivo que, ao longo de 14 meses, contou com várias iniciativas promovidas pela Companhia de Jesus, em todo o mundo, que buscaram proporcionar aos fiéis católicos “ver novas todas as coisas em Cristo”. Na data, a liturgia da Igreja celebra, ainda, o Dia de Santo Inácio.

A Santa Missa será concelebrada pelo Provincial dos Jesuítas no Brasil, padre Mieczslaw Smyda, SJ, e os fiéis poderão acompanhar, em tempo real, pelo canal www.youtube.com/jesuitasbrasil. A transmissão terá início com 30 minutos de antecedência, quando serão exibidos vídeos e relatos sobre a importância do Ano Inaciano. Para este momento final, o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, SJ, propôs que todas as comunidades e obras inacianas consagrem a vida e missão ao Coração de Jesus. São esperados na celebração jesuítas, religiosos e leigos que partilham a espiritualidade inaciana.

O Ano Inaciano pelo Brasil

A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador foi escolhida para o encerramento deste tempo especial por estar na capital baiana, local onde aportaram os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil, em 1549, ainda no período colonial. Foi construída no mesmo lugar onde funcionava a capela do Colégio dos Jesuítas que, no ano da supressão da Ordem, foi entregue à Arquidiocese. A instituição de ensino foi fundada em 1553 pelo padre Manuel da Nóbrega, SJ, e lá estudaram personalidades como o padre Antônio Vieira, SJ, e o poeta Gregório de Matos.

Em todo o país, o Ano Inaciano envolveu não só os jesuítas, mas também colaboradores leigos, congregações de inspiração inaciana e instituições e obras da Companhia de Jesus. Vários colégios, museus, universidades, centros sociais e de pesquisa, paróquias e plataformas de comunicação se uniram nesse apelo de rememorar a conversão de Santo Inácio de Loyola.