
Para dar início à Semana Santa, católicos de todo o mundo participaram hoje (10) da Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Celebração Eucarística na Catedral Basílica, localizada na capital baiana, às 10h. Na ocasião, ainda devido à pandemia, pelo terceiro ano consecutivo não houve a procissão. “Nós iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos recordando aquilo que o povo fez às portas de Jerusalém. Quando Jesus entrou na cidade, foi recebido alegremente pelas pessoas com os ramos nas mãos. Hoje, nós repetimos aquele gesto, aceitando Jesus como o Senhor e o Salvador, mas também nos comprometemos a seguir os passos de Jesus nesses dias da Semana Santa”, disse o Cardeal.
Logo no início da Celebração Eucarística, Dom Sergio abençoou os ramos de palmeiras, que foram distribuídos aos fiéis. Em seguida aconteceu a proclamação do Evangelho que relata a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, seguida de uma breve procissão do adro da Catedral até o altar. “Eu estou muito feliz em estar aqui participando. Claro que estou sentindo falta da procissão que saía do Campo Grande e seguia até a Praça Municipal, para a Missa. Mas, louvo e agradeço a Deus por estarmos vivos e celebrando mais um Domingo de Ramos”, disse Maria Clara dos Santos.
Durante a homilia, Dom Sergio conclamou os fiéis a lerem, meditarem e rezarem, durante a Semana Santa, o Evangelho da Paixão de Jesus, também lido na Missa de hoje. “Hoje, dentro dos aspectos próprios do Evangelho narrado por São Lucas, nós temos o perdão na cruz. Primeiramente, nós temos Jesus na Cruz, que reza pedindo ao Pai que perdoe aqueles que o faziam sofrer. Nós estamos ali na oração de Jesus, que pede ao Pai o perdão para eles e para nós, pois, quando pecamos, de alguma maneira, participamos da crucificação do Senhor. Nós pedimos a graça do perdão durante toda a Quaresma, mas, especialmente, na Semana Santa”, disse o Cardeal, ressaltando que seguir os passos de Jesus na Sua Paixão significa acolher e oferecer o perdão.
Com o olhar e o coração voltados para este tempo difícil, marcado pela pandemia, pela guerra e por tantas situações de sofrimentos, Dom Sergio destacou a importância do caminhar juntos. “A bênção e a procissão de Ramos nos levam a olhar para Jesus, mas também para as pessoas que caminham conosco. A procissão, mesmo que breve, é marcada por esse caminhar juntos. Nós necessitamos muito de caminhar juntos, do encontro com os irmãos, mas também do encontro com Deus, sobretudo neste tempo tão desafiador de retomada da vida, nesta etapa da pandemia. Que possamos caminhar juntos na presença de Deus, mas também convivendo fraternalmente com as pessoas”, afirmou.
Fotos: Sara Gomes





















































por