Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 celebra com diferentes ações a Semana da Solidariedade 2014

Cáritas2

A Cáritas Brasileira realiza todos os anos, no mês de novembro, a Semana da Solidariedade por ocasião da celebração de seu aniversário. Neste ano, para comemoração dos 58 anos de concretização da sua missão, vamos refletir sobre o tema da Campanha Internacional – “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, que além da Cáritas, também é assumida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O objetivo dessa campanha é de colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.

A Cáritas Regional Nordeste 3 fará uma ação de caráter lúdico e artístico reforçando as reflexões propostas pelo tema da Semana da Solidariedade e promovendo o debate sobre a temática da fome, despertando o olhar crítico sobre as outras “fomes” que estão presentes na sociedade, como saúde, lazer, cultura e que, muitas vezes, são negadas aos cidadãos.Para animar essa iniciativa, lançamos o Concurso Literário “Temos fome de quê?, que consiste em uma ação para estimular crianças e adolescentes a pensarem sobre a temática da Campanha Internacional, expressando o que entenderam do tema por meio de desenhos e/ou textos. O Concurso será desenvolvido junto às escolas públicas, comunitárias e/ou de famílias agrícolas, bem como, aos grupos acompanhados pela Cáritas, pastorais e/ou parceiros.

Será promovido também o Intercâmbio Metropolitano de Fundos Rotativos Solidárioscom o objetivo de fortalecer o debate político acerca do processo metodológico dos fundos rotativos solidários em seu contexto metropolitano. O evento será também um espaço para troca de experiências dos grupos de fundos rotativos solidários da Bahia e de Sergipe, acompanhados pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.

A Feira de Arte e Cultura marcará a culminância das celebrações da Semana da Solidariedade e reunirá música, poesia, teatro, fotografia e exposição dos produtos da economia solidária. Esse evento será aberto ao público e tem o apoio de movimentos e organizações sociais como o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS) e o Instituto Qualificação e Cidadania (ICI).

Confira, abaixo,a programação dos eventos!

 

Intercâmbio Metropolitano de Fundos Rotativos Solidários

Dias: 27 e 28 de novembro de 2014

Local: Casa das Irmãs Mercedárias – Rio Vermelho – Salvador/BA

 

Feira de Arte e Cultura

Dia: 29 de novembro de 2014, das 9h às 15h

Local: Praça da Revolução –Periperi – Salvador/BA

Evento aberto ao público

 

Concurso Literário

Lançamento: Novembro de 2014

Culminância: Maio de 2015