O Encontro de Formação do Regional Nordeste 3 desse mês antecipou o debate do Novembro Negro, instituindo o mês da Consciência Negra, quando se traz à tona a luta do povo negro baiano por uma sociedade livre e igualitária e se celebra a memória e o legado de Zumbi dos Palmares.
Nos dias 07 e 08, se reuniram, em Salvador, os agentes Cáritas que compõem o Regional NE3, formado pelos escritórios dos municípios de Baixa Grande e Caetité, além da capital. Em mais uma formação, a vivência prática marcou esse momento com a visita do grupo ao Museu Mafro – Museu Afro Brasileiro – UFBA, localizado no Pelourinho, região do centro da cidade. Considerado como um dos poucos espaços no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e sua presença na formação da cultura brasileira, o Mafro tem uma coleção de mais de mil peças, que envolve elementos da Cultura Material Africana e Cultura Material Afro-Brasileira. (http://www.mafro.ceao.ufba.br/)
“A visita me levou a refletir sobre a história do povo africano e nos remeteu a desmitificar os conhecimentos trazidos pela educação formal, fazendo uma releitura da África e nos reconhecendo como matriz negra”, afirmou Tainan Almeida, agente Cáritas da Diocese de Ruy Barbosa.
No final da visita, aproveitando o visual da sala “Painéis dos Orixás”, os participantes fizeram uma roda de conversa e a partir do texto de Valdemir Zamparoni – “Imagens da África no Brasil” – refletiram sobre as suas impressões do que viram e conheceram no museu. Para o animador Henrique de Brito (Caetité), momentos como esses nos fortalecem e nos dão confiança para enfrentar as indiferenças vividas no dia a dia.
Os encontros de formação têm sido uma prática cada vez mais valorizada pela Cáritas, que acredita na formação como um dos pilares estruturantes para maior qualificação nas intervenções realizadas por seus agentes nas mais diversas áreas e na atuação junto às comunidades e a diferentes grupos.
O próximo encontro de formação está agendando para dezembro, quando será realizada a celebração do final de ano.
Texto e fotos: Iasmin Santana Barros – assessora de Comunicação Cáritas Regional Nordeste 3
								
								
								
								
								

													
 por