Estimados Irmãos Padres e Diáconos,
No próximo dia 03 de junho celebraremos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi. “Nesta Solenidade, propõe-se à piedade dos fiéis o culto de tão salutar Sacramento, para que celebrem as maravilhas de Deus nele significadas e realizadas mediante o mistério pascal, aprendam a participar do Sacrifício Eucarístico e a viver dele mais intensamente, venerem a presença de Cristo Senhor neste Sacramento, e por estes dons rendam a Deus as devidas ações de graças” (Cerimonial dos Bispos, n. 385).
Por causa da pandemia do novo coronavírus e de acordo com o último decreto do Governo Estadual, os eventos e as atividades que aglomerem pessoas continuam proibidos em todo o Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que autorizados previamente. As celebrações estão autorizadas com 25% da capacidade de cada igreja.
A orientação da nossa Arquidiocese para o dia de Corpus Christi é de que aconteçam as Celebrações Eucarísticas nas paróquias, sendo observadas as orientações das autoridades sanitárias de cada município, com o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel para a higienização das mãos. Na Catedral Basílica a celebração acontecerá às 8h30.
As procissões não são aconselhadas para o momento. Caso o Santíssimo Sacramento seja levado em um carro, é bom ter presente que não é permitido aglomeração de pessoas, verificando a necessidade de autorização por parte do setor de trânsito no município e que “tudo se realize com dignidade e sem detrimento do respeito devido ao Santíssimo Sacramento” (Cerimonial dos Bispos, n. 386).
No intuito de prepararmos a celebração de Corpus Christi na Catedral, nos reunimos e organizamos a participação dos padres, diáconos e fiéis leigos, levando em consideração a capacidade da igreja, contemplando representantes do Cabido dos Cônegos, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Seminários, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, CAMEC, CRB, Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Irmandades, Devoções, Associações e Ordens Terceiras. A secretaria de pastoral da Arquidiocese entrará em contato com os coordenadores de cada seguimento para receber os nomes dos representantes que participarão da celebração.
Que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo seja dia para agradecermos a Deus pela Eucaristia, origem e centro do culto cristão e, consequentemente, centro da vida interior de cada fiel (cf. Ritual Romano, A sagrada comunhão e o culto do mistério eucarístico fora da Missa, n. 1).
Dom Dorival Souza Barreto Júnior
Bispo Auxiliar e referencial para a Liturgia



por