No próximo dia 6 de agosto acontecerá a missa de posse do novo colegiado do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Salvador. A celebração terá início às 8h30, na Capela Sagrada Família (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia) e será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Após a celebração, dois representantes (um auditor e um notário) de cada uma das 25 dioceses que compõem o Tribunal participarão de um encontro sobre a nova gestão, no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves (CVDL). Dentre os assuntos que serão abordados estão as dificuldades nas câmaras eclesiásticas, a resolução de pendências, bem como o estreitamento de laços entre os funcionários.
Já na parte da tarde, a partir das 14h, haverá uma reunião com os juízes e com os defensores do vínculo. De acordo com o presidente do Tribunal Eclesiástico e doutor em Direito Canônico, padre Celson Altenhofen, scj, a oportunidade tem como objetivos a posse dos oficiais de justiça, o conhecimento mútuo dos membros e das situações. “Perante a Igreja nós temos responsabilidades muito grandes em administrar a justiça eclesiástica em nome dos bispos. O sonho é de regularmente nos encontramos, talvez por região, para facilitar. Vamos estudar com os participantes a possibilidade de setorizar esses encontros”, afirma.
Confira a lista do colegiado do Tribunal Eclesiático, que tomará posse:
Presidente: padre Celson Altenhofen, scj
Juízes adjuntos:
Padre Pedro Sposato
Padre Luís Moreira Simões de Oliveira
Desembargador Raimundo Antônio de Queiroz
Dra. Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira
Padre Juarez dos Santos Lima
Padre Rinaldo Silva Pereira
Cônego Aderbal Galvão de Souza
Padre Reginaldo Almeida
Padre Pedro dos Santos Reis
Defensores do vínculo:
Monsenhor Walter Andrade
Dom Marco Eugênio Galrão
Padre José Vieira da Silva Filho
Juízes auditores:
Diácono Daniel Mariano
Diácono Manoel Pedro
Notárias:
Grace Sátiro de Araújo
Cremilda Ferreira Lóz



por