Com Missa e procissão pelas ruas do Centro Histórico, fiéis participaram da Solenidade de Corpus Christi

A Igreja celebrou neste 19 de junho a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a manifestação pública de adoração à Eucaristia aconteceu em diversas paróquias e foranias, e na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador reuniu inúmeros fiéis. “Nós temos a alegria de celebrar mais uma vez a festa do Corpo de Cristo, nossa fé no Santíssimo Sacramento, que é testemunhada com a procissão de Corpus Christi. É claro que a Missa tem uma importância toda especial, assim como durante todo o ano, mas é próprio da festa de Corpus Christi essa manifestação pública da fé através de uma procissão, ainda que breve. E nós temos a alegria de reunir aqui na Catedral tantos irmãos e irmãs, representantes das nossas paróquias, das associações, comunidades, serviços, movimentos eclesiais”, disse o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Antes mesmo da Missa, cônegos do Cabido Metropolitano de Salvador rezaram as Laudes, um momento solene de oração junto com o povo de Deus. Em seguida, Dom Sergio presidiu a Celebração Eucarística, que foi concelebrada pelo bispo eleito da Diocese de Ituiutaba, Dom Valter Magno de Carvalho; pelo bispo eleito da Diocese de Januária, Dom Dorival Barreto; pelo cura da Catedral, cônego José Abel Pinheiro; pelo deão do Cabido, cônego Manoel da Paixão; e por padres do clero da Sé Primacial.

Após a Missa, o ostensório com o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelas ruas do Centro Histórico. Com olhares atentos e corações contritos, os fiéis formaram uma linda procissão, entoando músicas e hinos de louvor à Eucaristia. “Hoje, de um modo especial, nós queremos vivenciar e testemunhar a comunhão com Cristo na Eucaristia, comunhão eucarística, mas também a comunhão na vida da Igreja, a unidade na Igreja fundada, sustentada pela Eucaristia”, disse Dom Sergio.

Ao retornarem para a Catedral, ao lado do templo estava um altar onde o Santíssimo foi colocado para exposição e adoração. De joelhos ou em pé, homens e mulheres receberam a bênção de Jesus Eucarístico. “Nós só podemos caminhar unidos porque estamos unidos a Jesus, porque Jesus, o Santíssimo Sacramento, nos une, nos alimenta, nos fortalece. Que essa celebração tão bela, essa demonstração pública da fé em Cristo, tão bonita que nós estamos realizando, possa perdurar, possa prolongar-se ao longo de todo ano, que cada dia nós possamos ser pessoas eucarísticas, famílias eucarísticas, comunidades eucarísticas. Isso é, que vivem da fé, da comunhão com Cristo, mas também da comunhão entre nós, da comunhão fraterna, da partilha do pão de cada dia, que é a grande lição que nos deixa a Eucaristia”, afirmou Dom Sergio.

Os fiéis que estiveram nesta celebração receberam, em primeira mão, a notícia sobre novos cônegos nomeados para o Cabido Metropolitano de Salvador: padre Adilton Pinto Lopes, padre Luís Simões e padre Edilson Bispo. A posse ocorrerá na Catedral Basílica, no dia 6 de agosto (Solenidade da Transfiguração do Senhor – Festa do Santíssimo Salvador, Titular da Catedral), às 9h.

Fotos: Sara Gomes