Comissão da CNBB promove Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia

Entre os dias 9 e 13 de maio de 2022, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB realiza o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2022. Os encontros acontecem diariamente, às 19h30, com transmissão online pelo YouTube.

O objetivo do evento, segundo a assessora da Comissão, Mariana Venâncio, é “apresentar a temática que norteará o Mês da Bíblia deste ano, para animar diversas pessoas a já começarem, nas diversas comunidades do Brasil, as articulações em favor das celebrações de Setembro”. Assim, de acordo com ela, “os encontros serão voltados para apresentação e o aprofundamento da teologia do Livro de Josué, apresentando também os subsídios oferecidos pela CNBB para o Mês, que já se encontram publicados e disponíveis para a aquisição”.

Todos os anos, segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão, é apresentada uma proposta de estudo de um livro bíblico. E a ideia é justamente, segundo ele, “motivar, favorecer os cristãos para que possam conhecer melhor toda a Bíblia e estudar o livro de maneira mais sistemática”.

“As formações, encontros, seminários que teremos é para favorecer o leitor, o animador ou aquele que coordena a conhecer melhor o livro bíblico para assim poder refletir, rezar melhor nas comunidades durante todo o mês de setembro”, explica padre Jânison.

A programação do Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2022 contará com a participação de professores que se dedicam ao estudo da Bíblia a partir da Teologia e da Literatura, são eles: Prof. Dr. Frei Ildo Perondi, Prof.ª Dra. Ir. Márcia Eloi Rodrigues, Prof. Dr. Matthias Grenzer, Prof. Dr. Claudio Vianney Malzoni e Prof. Dr. Altamir Celio de Andrade.

Haverá também uma conferência especial com o autor do texto-base para o Mês da Bíblia deste ano, Prof. Dr. Antonio Carlos Frizzo. O Seminário contará, ainda, com a fala do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, e com a presença dos assessores da Comissão, Mariana Venâncio e padre Jânison de Sá.

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Basta acessar os canais da CNBB pelo Youtube, às 19h30, e acompanhar a live. Os canais que transmitirão são CNBB NacionalCatequese do Brasil ou Edições CNBB.

Para adquirir os materiais do Mês da Bíblia, publicados pelas Edições CNBB, basta acessar o site da editora (aqui).

Confira a programação e temas:

 

09/05, segunda-feira

Apresentação do Livro de Josué

10/05, terça-feira

A liderança de Josué sustentada pela Lei

Jesus e a Lei de Deus: continuidade e atualização

11/05, quarta-feira

O Cerco de Jericó (Js 5,13 – 6,27)

A aliança em Siquém (Js 24,1-28)

12/05, quinta-feira

A minha casa é maior que a do Rei: hospitalidades em Raab

Apresentação dos Círculos Bíblicos e dinamização do Mês da Bíblia

13/05, sexta-feira

Apresentação do Texto Base para o Mês da Bíblia: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)

Fonte: CNBB