Como o cristão católico deve receber a Eucaristia?

Ao aproximar-se da Mesa Eucarística, o fiel deve ter consciência e discernimento pleno de que irá receber o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, devendo, então, examinar-se a si mesmo para saber se está em estado de graça, não tendo cometido pecado grave desde sua última Confissão Sacramental.

Diante do ministro (Sacerdote, Diácono ou Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão), o fiel pode receber a Eucaristia, com todo amor e respeito, de quatro maneiras a sua livre escolha:

De joelhos, na boca: o fiel aproxima-se do ministro, ajoelha-se de mãos postas, responde “amém” ao ministro que diz “O Corpo de Cristo” e abre a boca. O ministro coloca a Hóstia Consagrada sobre a língua do fiel. Tendo comungado, o fiel se levanta e volta para seu lugar.

Em pé, na boca: o fiel aproxima-se do ministro e faz um sinal corporal de adoração ao Corpo de Cristo (genuflexão ou reverência profunda). De pé diante do ministro, coloca-se de mãos postas, responde “amém” ao ministro que diz “O Corpo de Cristo” e abre a boca. O ministro coloca a Hóstia Consagrada sobre a língua do fiel. Tendo comungado, o fiel volta para seu lugar.

De joelhos, na mão: o fiel aproxima-se do ministro, ajoelha-se e com a mão esquerda sobre a mão direita forma o trono onde será colocada pelo ministro a Hóstia Consagrada, responde “amém” ao ministro que diz “O Corpo de Cristo” e, com a mão direita, o fiel leva a Hóstia Consagrada à boca. Tendo comungado, o fiel se levanta e volta para seu lugar.

Em pé, na mão: o fiel aproxima-se do ministro e faz um sinal corporal de adoração ao Corpo de Cristo (genuflexão ou reverência profunda). Com a mão esquerda sobre a mão direita, o fiel forma o trono onde será colocada pelo ministro a Hóstia Consagrada, responde “amém” ao ministro que diz “O Corpo de Cristo” e, com a mão direita, o fiel leva a Hóstia Consagrada à boca. Tendo comungado, o fiel se levanta e volta para seu lugar.

 

“Não é permitido aos fiéis receber por si mesmos o pão consagrado nem o sagrado cálice e muito menos passar de mão em mão entre si. Os fiéis comungam ajoelhados ou de pé, conforme for estabelecido pela Conferência dos Bispos. Se, no entanto, comungarem de pé, recomenda-se que, antes de receberem o Sacramento, façam devida reverência, a ser estabelecida pelas mesmas normas” (Instrução Geral do Missal Romano, n. 160).

“Se a Comunhão é dada sob a espécie do pão somente, o sacerdote mostra a cada um a hóstia um pouco elevada, dizendo: O Corpo de Cristo. Quem vai comungar responde Amém, recebe o Sacramento, na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que receber a santa hóstia, consome-a inteiramente” (Instrução Geral do Missal Romano, n. 161).

*Quando a Comunhão for distribuída sob duas espécies (Pão e Vinho), o fiel, deverá receber a sagrada hóstia diretamente na boca em pé ou de joelhos.