Comunidade de Itacaré pede ajuda para restauração da Matriz

ItacaréA paróquia São Miguel Arcanjo situada na cidade de Itacaré (BA), pertencente à Diocese de Ilhéus, foi fundada em 1723 pelos Jesuítas. A igreja matriz é umas das mais antigas da região e está precisando de uma reforma. Devido a essa necessidade, foi criado o projeto ” A Fé Restaurada” – Restauração dos Altares da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

São Miguel Arcanjo é padroeiro de Itacaré,  cidade visitada por turistas de vários estados do Brasil e do mundo inteiro. Apesar de ser uma cidade rica de turismo que explora as belezas naturais, o empresário deste segmento, não tem dado atenção à Campanha para restauração do único Patrimônio Artístico e Cultural de 293 anos: os altares da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, que nas missas dos domingos às 19h recebe um público impressionante que sai das pousadas.

O padre Ednaldo Cardoso estará disponibilizando um mural, com a prestação de contas das despesas e receitas, contabilizadas até o momento. Há 1 ano à frente da paróquia, ele falou com propriedade sobre  a importância desse movimento de mudanças:  “A construção da igreja aconteceu há quase 300 anos e há 140 anos que não havia uma intervenção nela. A igreja como um todo representa a demonstração de fé e a cultura de um povo. E conta muito da história de Itacaré.  A importância parte do pressuposto de que é uma restauração daquilo que é católico, religioso, artístico e cultural. O altar é muito importante para a igreja e, neste caso, temos três altares que nos ajudam a contar e a remontar tudo isso: como o povo pensava e se comportava sobretudo no âmbito religioso. Estamos num processo de reconstrução.  No dia 4 de março completaremos 2 meses desse processo.”

Graça Barbosa, coordenadora do projeto,  afirmou que essa igreja é o único templo católico que existe em Itacaré. “Quando eu cheguei na cidade e vi a situação da igreja, eu uni a minha fé, a minha gratidão a Deus e enfrentei todas as dificuldades para lutar e conseguir a restauração desses altares, para que Itacaré não perdesse o único patrimônio artístico-cultural e casa de Deus que ela tem.

Para conhecer melhor e projeto, basta acessar o site: paroquiasaomiguelitacare.com.br. Nele, apresenta o resumo do Projeto, já com imagens da obra em andamento e informações de como contribuir com o desenvolvimento da reforma. Ajude, participe!

Fonte: Portalcatolico. net