Confira fotos da procissão e da Missa pelos 336 anos de consagração de Salvador a São Francisco Xavier

Os 336 anos de consagração da cidade do Salvador a São Francisco Xavier foram celebrados com muita alegria na tarde do dia 10 de maio. Com o busto do padroeiro da capital baiana, devotos realizaram uma procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, saindo da Igreja Nossa senhora da Ajuda e seguindo até a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.

Após a chegada na Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu a Santa Missa. Logo no início da Celebração Eucarística, o busto de São Francisco Xavier foi conduzido até o altar por autoridades políticas, entre elas o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

No calendário litúrgico católico, a festa de São Francisco Xavier é celebrada no dia 3 de dezembro. Então, você deve estar se preguntando por que em Salvador essa festa ocorre no dia 10 de maio? Ainda nos tempos coloniais e do Brasil império, a capital do estado da Bahia foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato.

Esse grande santo missionário entrou no Céu com quarenta e seis anos, mas, antes, percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!