Congregação do Santíssimo Sacramento completou três séculos de fundação

A Missa em ação de graças foi presidida por Dom Murilo Krieger
               A Missa em ação de graças foi presidida por Dom Murilo Krieger

As irmãs da Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinas) celebraram, na manhã de hoje (30), os 300 anos de fundação da Congregação Religiosa no mundo. A Missa festiva foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho; pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demetino; pelo Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu; pelo Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian; pelo bispo de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu; e pelo bispo de Amargosa, Dom João Nilton.

De acordo com Dom Murilo, a festa pelos 300 anos de fundação da congregação estende-se a toda Igreja. “É uma festa da Igreja porque a Igreja recebe um carisma, um dom. As irmãs acolheram esse dom e estão aí vivendo e espalhando pelo mundo. E a nossa Arquidiocese no Brasil foi a primeira a ser beneficiada com a presença delas. Elas estão há mais de 100 anos trabalhando aqui, dando a sua colaboração para o crescimento do Reino de Deus, e formaram gerações e gerações  de crianças e de jovens, que hoje adultos e estão aí testemunhando que vale a pena seguir a Jesus Cristo”, afirmou

Além das religiosas, padres de diversas paróquias e dioceses da Bahia, diáconos, seminaristas, professores, funcionário, pais e estudantes do Colégio Sacramentinas também participaram da Celebração Eucarística. Durante o “Glória”, meninos e meninas percorreram todo o ginásio com as bandeiras dos países onde a Congregação do Santíssimo Sacramento está presente.

Duas irmãs da congregação, sendo a mais velha e a mais nova (em idade) na Bahia, participaram da procissão das ofertas (ofertório). “É uma emoção muito grande vivenciar essa celebração dos 300 anos. São três séculos de história, é uma emoção e nesse momento me faltam até palavras. É uma alegria e eu fico pensando assim: ‘eu também faço parte dessa história’”, disse Irmã Luzia, da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Para a superiora da Congregação em Salvador e diretora do Colégio Sacramentinas, Irmã Ana Paula, a celebração é um momento de júbilo, de ação de graças. “Celebrar 300 anos é dar graças a Deus por tudo aquilo que Ele nos deu. Caminhando nas pegadas de Pierre Vigne que, há 300 anos, nunca imaginou que fundaria uma Congregação, mas que começa com sete primeiras irmãs a fazer esse trabalho de acompanhar as crianças, os jovens”, afirmo lembrando, ainda, da participação dos leigos que caminham ao lado da congregação e fazem parte da história.

“Então, como Arcebispo metropolitano só me resta agradecer este dom, pedir a Deus que as abençoe, e que particularmente de nossa Arquidiocese surjam muitas e muitas vocações para viver o carisma do bem-aventurado Pierre Viegne”, afirmou Dom Murilo.

Sacramentinas

Fundada em 30 de novembro de 1715, a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento é uma ordem feminina e está presente em diversos países da Europa, América do Sul e África. A congregação teve início após a conversão de seu fundador, Pierre Vigne.

As primeiras sete irmãs da Congregação tinham a missão de acompanhar os peregrinos, educar crianças e jovens e serem solidárias com os doentes e pobres. No Brasil, as Irmãs chegaram no ano de 1903 e se instalaram, inicialmente, em Salvador – onde permanecem até os dias atuais -, fundando casas religiosas em outras cidades do país.

Confira as fotos!

Por Sara Gomes