Curso de universidade italiana vai refletir sobre teologia espiritual da sinodalidade

Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, vai oferecer aos alunos do próximo ano letivo (2022-2023) a oportunidade de refletir e acompanhar o Sínodo sobre a Sinodalidade, por meio de um novo curso intitulado “A Teologia Espiritual da Sinodalidade”.

Segundo o professor Adelson Araújo dos Santos, as aulas pretendem aprofundar, no contexto da Teologia Espiritual, o momento histórico vivido pela Igreja no pontificado do Papa Francisco. Uma Igreja chamada a refletir sobre a sinodalidade, a partir do Sínodo intitulado “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.” Em particular, vai procurar conhecer os fundamentos espirituais deste “caminhar juntos”, seguindo os passos que o Espírito Santo convida a dar neste processo sinodal.

As três partes do curso

Durante o desenvolvimento do curso, os alunos serão convidados a vivenciar metodologicamente três momentos distintos. No primeiro momento, se verá a contextualização histórico-teológica do tema, ou seja, os fundamentos bíblicos e os principais documentos doutrinários e eclesiais sobre a sinodalidade, bem como como a evolução do tema desde o Concílio Vaticano II até os dias atuais.

A segunda parte do curso vai abordar os aspectos pneumatológicos da sinodalidade para se conhecer as fases espirituais do processo sinodal, com destaque para o papel do Espírito Santo e a importância do discernimento espiritual no caminho sinodal. No terceiro e último momento, os alunos terão que refletir sobre as perspectivas da relação entre espiritualidade e sinodalidade na Igreja atual.

Desta forma, os participantes do curso poderão aprender mais sobre o processo histórico e espiritual no qual o tema da sinodalidade emerge hoje, refletindo teologicamente e procurando destacar novos horizontes que a sinodalidade traz para a espiritualidade cristã de hoje.

Aulas abertas para todos interessados

O curso em italiano vai começar no primeiro semestre do novo ano letivo na Itália, ou seja, de outubro a janeiro, sempre às sextas-feiras das 10h30 às 12h15. As aulas são aberta a todos os alunos da Gregoriana e também a outros interessados ​​que poderão fazer a inscrição on-line de 1 a 28 de setembro no site da universidade. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].