De Salvador à Cruz das Almas: retiros dos peregrinos acontecerão nos meses de janeiro e de fevereiro

Retiro dos PeregrinosCom o objetivo de viver uma experiência de Deus, a Comunidade da Trindade realiza um retiro, no contexto de uma peregrinação, em dois momentos: de 18 a 25 de janeiro e de 1º a 8 de fevereiro. Em cada uma dessas semanas os peregrinos sairão de Salvador e passarão por São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape, Cachoeira, Maragogipe, até chegarem à cidade de Cruz das Almas.

Ao todo, são 15 vagas para cada um dos dois períodos. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (71) 3242-7865 e pagar uma taxa no valor de R$ 80. Contudo, durante a peregrinação, os participantes vivem sem nenhum sustento próprio, fiéis à mística dos peregrinos, na simplicidade e no despojamento.

De acordo com o padre João Van Den Hoven, da Ação Social Arquidiocesana (ASA), este ano a peregrinação terá como tema “Nos passos de Francisco da Soledad”. Para quem não conhece, Francisco da Soledad viveu em Salvador, entre a Corte e a prisão. No ano de 1691 saiu da capital baiana até encontrar, à margem do Rio São Francisco, uma Lapa, na qual o Bom Jesus Luminoso que ele carregava encontrou lugar.

Francisco, que era monge eremita, ficou na Lapa acolhendo quem passava pelo rio e cuidando de doentes, para os quais construiu um hospital. Após ser Ordenado em Salvador, Francisco Soledad retornou à Lapa, dando origem às romarias que acontecem até os dias atuais.

Durante o percurso haverá meditação da Palavra de Deus, introduções bíblicas, prática da oração do coração ou do Nome de Jesus, caminhadas em silêncio, celebrações.