Devotos celebram a festa de Nossa Senhora da Guia

nossa-senhora-da-guia2Com o tema A devoção do povo brasileiro à Maria Santíssima começou na Bahia e se espalhou pelo país inteiro, os devotos se preparam para a Festa em louvor a Nossa Senhora da Guia, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A programação, que conta com a Semana Preparatória, até o dia 26 de novembro, às 19h, é formada por cânticos em louvor a Nossa Senhora, ladainha, proclamação da Palavra de Deus, reflexão sobre um sub-tema e oração.

No dia da festa, 27 de novembro, haverá alvorada às 5h, recitação do Terço, às 9h, e Missas às 6h, 7h30, 15h e 17h. A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 10h. Após a missa, descerramento da bandeira de Nossa Senhora da Guia, encerrando a programação da festa.

Neste ano, a Festa de Nossa Senhora da Guia, que traz como lema Em Maria encontramo-nos com Cristo (DA nº 267), está em sintonia como contexto do Ano Jubilar Mariano, celebrado de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul. “Vamos refletir sobre o exemplo de vida da Virgem Maria e sobre o tesouro da espiritualidade que cultivamos, pois a devoção a Nossa Senhora começou aqui na Bahia, com a chegada dos primeiros missionários portugueses e se espalhou por todo o Brasil”, disse o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva.

Para abrilhantar ainda mais os sete dias de festa, imagens de Nossa Senhora vindas de Portugal serão acolhidas em cada noite: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora da Conceição da Praia, e Nossa Senhora dos Alagados, abençoada em 1980 por São João Paulo II durante primeira visita ao Brasil.