Conhecido como o “santo casamenteiro” e “pai dos pobres”, Santo Antônio recebe homenagens durante o mês de junho. Na Arquidiocese de Salvador, 69 igrejas são dedicadas a ele, entre elas quatro paróquias, e os devotos realizam trezenas, orações e missas pedindo a intercessão do santo que teve uma vida marcada pela simplicidade e pelo amor aos mais pobres.
Na paróquia Santo Antônio Além do Carmo (rua Barão do Triunfo, s/n – Santo Antônio) a trezena acontece de 1º a 13 de junho, sempre às 19h30, e os fiéis refletem sobre o tema Misericórdia divina, esperança da humanidade. No dia dedicado ao santo haverá alvorada, às 6h, e Missas às 7h, 9h, 10h30 e 16h30. A partir das 17h30 acontecerá a procissão, que sairá da matriz e percorrerá as principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho. Os festejos serão encerrados com uma Missa campal presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, às 18h30.
Em Fazenda Coutos (Terceira Etapa, Quadra 76, rua D) a trezena também acontece de 1º a 13 de junho, sempre às 19h. No dia 12 o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, preside a Missa. O tema deste ano é Misericordiosos como o Pai sob o testemunho de Santo Antônio.
O dia festivo (13) iniciará com alvorada às 6h e seguirá com a Missa dos devotos às 7h30; e da Missa pelas crianças – com alunos da Escola Santo Antônio – às 10h. Às 18h será realizada a Procissão Luminosa, percorrendo as ruas do bairro. A Missa Solene em louvor ao padroeiro terá início às 19h.
Com o tema Santo Antônio contempla o rosto da misericórdia do Pai, os paroquianos de Santo Antônio (praça Cosme de Farias, s/n – Cosme de Farias). Os encontros preparatórios acontecerão de 1º a 12 de junho, na matriz: de 1º a 4 e de 6 a 10, os encontros serão às 19h30. No dia 5 será a celebração do Crisma, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; às 18h os fiéis participarão da Missa.
No sábado (11) a comunidade realizará um forró, com início às 18h30. Neste dia as orações em preparação à festa de Santo Antônio acontecerão às 8h. No dia 12 de junho os fiéis se encontrarão às 18h. O dia festivo será iniciado com alvorada às 5h, seguida de Missa na matriz, que permanecerá aberta durante todo o dia. Este ano a procissão será às 19h, do final da rua Sossego até a matriz, onde será celebrada a Missa.
O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma) também celebra a festa de Santo Antônio. O trezenário tem início hoje (dia 31) e segue até 12 de junho, com Missas todos os dias, sempre às 16h30. Já no dia 13, data festiva, haverá duas Celebrações Eucarísticas, às 9h e às 16h30, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce. Como é tradição, as Missas diárias incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios que serão doados a famílias carentes. O tema deste ano é Santo Antônio anuncia, celebra e testemunha a misericórdia do Pai.
								
													
								
								
								
								


													
 por