DICA promete animar quem visitar o Seminário São João Maria Vianney neste domingo (3)

Neste domingo, 3 de setembro, o Seminário São João Maria Vianney estará com as portas abertas para todas as pessoas que desejam conhecer, ainda mais de perto, a Casa de Formação dos futuros sacerdotes. O evento, conhecido como Dia de Ajuda ao Seminário (DICA), terá início às 8h, quando o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa.

“O DICA é um dia importantíssimo, no qual as comunidades paroquiais da nossa Arquidiocese podem conhecer não só o lugar onde são formados os futuros sacerdotes da nossa Igreja, mas também os rostos dos seminaristas que se preparam para exercerem essa missão como pastores na nossa Arquidiocese. É um dia importante não só para conhecimento desta realidade vocacional específica, mas também é um momento no qual todas as comunidades paroquiais se unem para colaborar com a formação”, afirma o reitor do Seminário, cônego Alberto Montealegre.

Durante todo o evento, os participantes podem acompanhar shows, conferir o bazar e a barraca de cristais. No local, haverá um espaço preparado especialmente para as crianças. “O DICA é um dia de confraternização, no qual nós podemos não só nos divertir, participar de vários shows, com bandas e músicas diversas, além  de uma gastronomia diversificada, mas também é um dia em que nós paramos um pouco para rezar pelo Seminário, pelas vocações sacerdotais e por outras vocações, tanto que neste ano nós teremos o show vocacional, marcando o 3° Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Então, o DICA é um momento de conscientização para que cada fiel batizado se sinta responsável pela formação dos seus futuros pastores, seja com a oração, seja com a colaboração material, seja com o auxílio prestado por meio de serviços ao nosso Seminário e às suas necessidades formativas”, destaca o cônego Alberto.

Realizado pela primeira vez no ano de 2004, o DICA é oriundo de um evento da comunidade que participa da Capela do Seminário, cujo objetivo era arrecadar recursos financeiros para a manutenção do local, abrir as portas para visitação e homenagear o padroeiro, São João Maria Vianney.

“O primeiro evento ainda não tinha a denominação de DICA, era uma festa comemorativa ao padroeiro, da comunidade da Capela e de seus amigos, pois era a primeira vez que estávamos mobilizados para um evento com tamanho objetivo. Tudo muito simples, mas envolvia muita dedicação e amor, aconteceu num domingo, após o dia de São João Maria Vianney”, recorda a fiel Lúcia Santana, que faz parte do Grupo Amigos do Seminário (AMAS).

Ela destaca, ainda, que tudo era realizado através da contribuição de diversas pessoas. “Foi tudo doado, num trabalho corpo a corpo, arrecadando doações de matérias e dinheiro para cobrir as despesas com os comerciantes da comunidade e entre amigos. As atrações musicais eram os artistas da comunidade, tendo como único convidado o bloco Ile Aiyê, para o encerramento e que nos garantiu uma verdadeira multidão no Seminário, o sucesso do evento e nos estimulou a querer continuar no ano seguinte”, lembra Lúcia.